Pele Negra: jovem e bonita por muito mais tempo

Você já deve ter ouvido falar que a pele negra – desde a mais clara até a mais retinta – contém mais melanina do que a pele branca. Mas o que isso significa? A pele negra precisa de menos cuidados? Pode ficar exposta ao sol com menos proteção? Não precisa de prevenção porque demora mais para envelhecer? Nada disso! Vamos desmistificar essas crenças para ter uma pele negra sempre saudável e bonita?

Afinal, o que a melanina faz com a pele?

A melanina é uma proteína responsável por garantir coloração à pele, cabelos e outros pelos no corpo. Nos tecidos, a melanina também tem a responsabilidade de proteger a pele da ação dos raios UV, por isso a crença de que a pele negra, por ter mais melanina, precisa de menos proteção contra os efeitos do sol.

O problema é que, justamente por ter mais melanina, a pele negra pode desenvolver manchas escuras que, no verão, podem ficar ainda piores. Por isso, o uso do filtro solar de FPS 30, adequado ao tipo de pele, é fundamental.

A pele negra envelhece menos do que a pele branca?

Geneticamente, a pele negra tem algumas vantagens. Além de mais melanina, tem também mais colágeno, que dá firmeza à pele. E há uma tendência maior da pele negra ser oleosa no rosto e ressecada no corpo. Porém, essa oleosidade excessiva no rosto, principalmente no verão, é o grande problema, pois podem causar espinhas e cravos. No verão, essas glândulas ficam hiperativas, o que também faz com que os poros fiquem dilatados.

Para evitar esses problemas, pode-se usar sabonetes à base de ácido salicílico ou ácido glicólico, bastante eficazes no controle da oleosidade.

Lembre-se: hidratar sempre, mas escolhendo o hidratante certo!

Mesmo a pele oleosa precisa de hidratação. É importante identificar se o seu tipo de pele é oleosa ou mista e investir em produtos específicos. E como a pele negra é mais ressecada no resto do corpo, é preciso hidratar bastante, mas com produtos específicos, que podem ser à base de ureia.

Com alguns cuidados diários, a pele negra vai se manter bela e sedosa por muito tempo! Experimente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *