Pele oriental: firme e delicada

Todos os tipos de pele exigem cuidados diferenciados e específicos e com a pele oriental não seria diferente. A exemplo da pele negra, a pele oriental também demora a apresentar sinais de envelhecimento por ser mais firme. Porém, por ter características bem diferenciadas da ocidental, a pele oriental pode ser mais delicada em alguns aspectos, demandando maior atenção.

Que características diferem a pele oriental da pele ocidental?

A pele asiática possui diferenças notáveis, como, por exemplo, na região das pálpebras: a pálpebra oriental não possui a ‘dobrinha’ que a ocidental possui. Quando exposta ao sol, a pele oriental possui maiores chances de ficar manchada e se desidrata com maior facilidade, por essa razão o uso do protetor solar deve ser redobrado e contínuo, além de beber a quantidade de água indicada diariamente. Por produzir melanina com maior facilidade, as manchas ficam mais escuras. Além dessas características, a pele asiática acaba por apresentar maior excesso de oleosidade na região T do rosto: testa, nariz e queixo.

Uma das vantagens para os asiáticos é a pele mais firme: os sinais do envelhecimento, principalmente a flacidez, demoram um pouco mais para aparecer.

Que condições podem afetar a pele oriental?

Como mencionei anteriormente, a pele asiática possui algumas particularidades que a tornam um pouco mais delicada do que a pele ocidental. Algumas dos problemas que podem afetar esse tipo de pele, são:

Poros Dilatados: a pele oriental acaba por produzir maior quantidade de queratina e sebo, o que impede a saída de óleo pelos poros e acaba por potencializar seu dilatamento.

Hiperpigmentações Pós-Inflamatórias: a condição é apresentada por meio de manchas marrons que costumam aparecer após algum tipo de lesão inflamatória, como acne, picadas de inseto, etc.

Melanoses Solares: por conta da produção simplificada da melanina, a pele oriental é mais aberta a possibilidades de manchas. As melanoses solares apresentam-se por meio de manchas acastanhadas e arredondadas e aparecem em maior quantidade quando a região é exposta ao sol.

Tratamentos Indicados para a Pele Asiática

Além de uma rotina de cuidados detalhados de rotina, a pele oriental possui alguns tratamentos indicados podendo variar de caso para caso, por isso é importante obter uma análise completa e detalhada por parte do dermatologista.

Lembre-se: sua pele é seu patrimônio. Cuide bem dela!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *