Quer ter unhas lindas sempre?

Cuidar das unhas não envolve apenas ir à manicure. É preciso hidratá-las, limpá-las e, especialmente, nutri-las. O III Simpósio de Cabelos e Unhas trouxe algumas novidades que eu vou contar aqui. Vem comigo!

Primeiro vamos entender do que são feitas as unhas.

As unhas são formadas por queratina e possuem como principal função a proteção das extremidades dos dedos das mãos e dos pés, bem como a atuação na manipulação de pequenos objetos. Além disso, muitas pessoas, tanto mulheres como homens, pintam as unhas para ficar mais estilosas. Tem quem goste das unhas curtas e quem as prefira longas. A unha cresce aproximadamente 3 milímetro por mês nas mãos e apenas 1 milímetro nos pés. Se perdermos a unha da mão, ela vai demorar cerda de quatro meses para se regenerar, a dos pés pode demorar até oito meses. A velocidade de crescimento pode variar de pessoa para pessoa e também ser inibida em razão de alguma doença ou até mesmo desnutrição.

Atenção às suas unhas!

As unhas carregam sinais importantes de algumas doenças e podem se tornar secas e quebradiças. Alterações repentinas podem ser sinais de alerta de doenças como anemia, distúrbios de tireoide, rins, fígado, etc.

Outras vezes, as unhas podem apresentar doenças locais, como é o caso das onicomicoses. Nessa condição, fungos atacam as unhas, podendo causar manchas, descolamento e queda. Outra doença comum é a psoríase ungueal, uma patologia de causas desconhecidas que causa depressões, engrossamento e descolamento da unha.

Se você perceber algum sintoma diferente nas suas unhas procure um Dermatologista, que é o especialista capacitado para realizar uma avaliação e orientar o tratamento adequado.

Como manter as unhas longas sem quebrar?

A maioria das mulheres que andam com suas unhas esmaltadas adoraria ter unhas longas. Elas são mesmo de arrasar! O único problema é que nem sempre conseguimos deixá-las crescer intactas e saudáveis. É bem complicado, porque qualquer coisinha à toa já faz a unha quebrar, o cuidado precisa sempre ser redobrado. Unhas postiças podem ser uma alternativa, porém não devem ser usadas continuamente pois podem enfraquecer a lamina ungueal.

Portanto, se você quer ter unhas bonitas, preste atenção nestas dicas:

Faça a higiene diária das unhas e hidrate as cutículas. O ideal é evitar removê-las, pois são a proteção contra a entrada de fungos e bactérias. Use luvas para realizar serviços domésticos como lavagem de louça e limpeza pesada com produtos agressivos, pois as unhas amolecem quando ficam úmidas por muito tempo e podem se tornar fracas e quebradiças.

Como fortalecer e nutrir as unhas?

Vamos começar com a nutrição: invista em suplementação oral com biotina, vitamina e, cistina e cisteína, zinco. Além disso, um grande aliado para a saúde da pele que, descobriu-se recentemente ter um papel
importante no fortalecimento das unhas fracas é o colágeno. Sim, ele mesmo!

Alerta importante aos veganos e vegetarianos

As pessoas que decidem se tornar vegetarianos ou veganos precisam fazer uma avaliação nutricional para não apresentar deficit de ferro, que também pode deixar as unhas fracas.

E aí, que tal começar a nutrir suas unhas já? Assim você vai poder exibi-las lindas e bem cuidadas todos os dias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *