Colágeno: o queridinho da pele

Se você já passou dos 30 anos, com certeza alguém já lhe disse: tome colágeno para a pele ficar firme! E é verdade. Esse está na lista dos bons conselhos. Tomar uma suplementação com colágeno realmente ajuda a retardar os efeitos do tempo na pele. Mas por que o colágeno é o queridinho da nossa pele? Eu conto tudo aqui, vem!

Mas, afinal, o que é o colágeno?

O colágeno nada mais é do que uma proteína presente em grande quantidade no corpo. Corresponde a aproximadamente 30% das proteínas de nosso corpo, e ao contrário do que muitos pensam, não está presente somente na pele, mas também em tendões, cartilagens, músculos, ossos e vasos sanguíneos.

A principal função do colágeno é servir de sustentação para a estrutura da pele. Ela se organiza em feixes ou fibras na derme, camada intermediária, localizada entre a epiderme e a hipoderme. Seu papel é manter o tônus, a firmeza, e a resistência, tornando-se, assim, um importante aliado na prevenção do envelhecimento.

Quando temos de começar a repor o colágeno?

A produção do colágeno diminui a partir dos 30 anos, pois nessa fase é iniciada a atividade de uma enzima que degrada as fibras de colágeno e a elastina, começando o processo de envelhecimento. A perda de densidade e espessura dérmica, caracterizada por flacidez e afinamento cutâneo, pode estar relacionada a várias condições, como envelhecimento (intrínseco e extrínseco), além de mudanças abruptas de massa corporal, com ruptura das fibras colágenas, como gestação ou aumento de peso.

A menopausa também é fator acelerador para as alterações degenerativas do colágeno dérmico e da espessura dérmica, com perda progressiva de colágeno, atingindo seu pico nos primeiros cinco anos (perda de até 30%) e depois ocorrendo perda de um a 2% ao ano. A terapia de reposição hormonal permite recuperação parcial, entretanto nem todas as pacientes podem utilizá-la. Já aos 50 anos, acredita-se que o corpo apresente taxas muito baixas da proteína. Nessa fase, surgem rugas, sulcos, flacidez e alteração da textura da face. Alguns nutrientes podem interferir positivamente no metabolismo dérmico, melhorando consequentemente suas propriedades funcionais.

A suplementação oral com colágeno na tentativa de melhorar os sinais do envelhecimento não é prática recente; entretanto, a escassez de estudos e publicações sempre pôs em dúvida seu real valor.

Mas, com o desenvolvimento de tecnologias que permitiram o isolamento de peptídeos para consumo oral, o tema retornou à discussão, com o aparecimento de uma nova geração de suplementação de colágeno: peptídeos específicos capazes de aumentar a expressão de determinadas moléculas ligadas à síntese colagênica e associações com outras substâncias, como vitaminas e fitoextratos, que atuariam de forma sinérgica, potencializando  esse efeito.

Pele precisa de nutrição para se manter saudável e bonita

Sabemos que uma vida saudável, com alimentação balanceada – rica em vitamina C, E e zinco -, atividade física e ausência de cigarro ajuda a prevenir a degradação do colágeno. Porém, estudos recentes demonstraram que  o uso diário de suplemento nutricional contendo peptídeos de colágeno pode promover aumento significativo da espessura dérmica nas áreas estudadas do rosto, com repercussões positivas na avaliação de firmeza, elasticidade e hidratação cutâneas. A segurança de uso, aliada a efeitos comprovados, permite concluir que essa associação é benéfica na abordagem do envelhecimento facial, quanto à flacidez e qualidade da pele.

Invista num bom colágeno e deixe sua pele feliz!

3 comentários em “Colágeno: o queridinho da pele”

    1. Sonia, o melhor colágeno é o hidrolisado, que passa é quebrado em partículas menores para ser absorvido mais facilmente. Diversos estudos apontam que o colágeno na forma de peptídeos possui benefícios potencializados. Procure pelo colágeno hidrolisado quando for comprar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *