Você sabe o que é cosmiatria?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, “cosmiatria é a área da medicina que estuda e trata da beleza de forma ampla, ética e profissional. A Dermatologia Cosmiátrica usa conceito de cosmiatria para realizar procedimentos e tratamentos que tenha como finalidade a manutenção da beleza e a melhora da aparência da pele e seus anexos. É importante salientar que procedimentos cosmiátricos são por definição procedimentos médicos”.

Por isso é tão importante consultar um médico dermatologista na hora de fazer algum procedimento na sua pele.

Imagine que hoje existem muitos tratamentos para rejuvenescer e cuidar da beleza e da saúde da pele. Cada um deles envolve o uso ou a prescrição de algum medicamento, produto ou equipamento. Cada pele é unica e a reação a cada procedimento também. Conhecer as particularidades da sua pele, seu histórico clínico, seus hábitos de vida, entre outros aspectos, é o trabalho do dermatologista. Só ele tem condições de fazer uma avaliação detalhada e aprofundada das suas características para prescrever o tratamento mais adequado para você.

O Médico Dermatologista se prepara para isso durante anos. São 6 anos de faculdade de medicina, mais 3 a 4 anos de especialização em Dermatologia para aprender a cuidar do maior órgão do corpo humano: a pele e seus anexos. Além disso, existe a subespecialização na área de Cosmiatria, que contempla mais 1 ou 2 anos de estudo, além, claro, de uma vida inteira estudando e aprendendo novas técnicas e procedimentos em congressos mundo afora.

Por isso também, é importante verificar se o Dermatologista é Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia- SBD.

Tudo isso para cuidar da sua pele de maneira correta e responsável. Em medicina não há milagre, há estudo, técnica, preparação, inovação. Eu sempre digo aos meus pacientes que botox não é varinha mágica e raio laser não é pó de pirlimpimpim.

Envelhecer faz parte da vida, mas a maneira como você decide envelhecer é um questão de atitude. Então, lembre-se: para cuidar da sua pele e ajudá-la a se manter bonita e saudável, só mesmo um médico dermatologista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *