Acne tem solução?

Quem sofre com os chamados cravos e espinhas vive fazendo essa pergunta. Sim, acne tem solução, mas para chegar a ela, é preciso entender os mecanismos dessa doença que atinge a pele de muitos jovens e até de adultos. Leia o artigo.

Primeiro vamos entender como e por que as pessoas têm espinhas.

Quem tem acne sabe. Além do incômodo das lesões, as espinhas podem comprometer muito a autoestima e a qualidade de vida. Acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. O problema é mais comum na adolescência, mas pode acontecer também em  adultos, principalmente em mulheres, justamente por causa de fatores hormonais, como veremos a seguir.

O que causa acne?

São vários os fatores que levam o indivíduo a ter espinhas, mas os hormônios sexuais, que começam a ser produzidos na puberdade, são os principais responsáveis. As lesões aparecem com mais frequência no rosto, mas também podem ocorrer nas costas, ombros e peito. Nos adultos, o surgimento pode estar relacionado a situações de estresse ou ao  período menstrual, também em função de alterações hormonais.

Outras causas de espinhas podem ser alguns medicamentos como corticoides,  vitaminas do complexo B, exposição exagerada ao sol, contato com óleos, graxas ou produtos gordurosos.

O que é importante esclarecer é que a acne não é contagiosa e não se relaciona à “sujeira” da pele ou do sangue. 

E tem solução?

A primeira coisa que precisamos saber é que acne é uma doença, e como tal, deve ser tratada por um médico dermatologista, que vai poder analisar a extensão das lesões e o tratamento adequado. O ideal é a acne ser tratada o mais cedo possível para ser controlada e até mesmo curada.

Importante: se você tem acne ou conhece alguém que tem, a primeira instrução é: em nenhuma hipótese manipule a lesão, pou seja, não cutuque a espinha e, principalmente, não esprema! Elas podem infeccionar, inflamar e deixar cicatrizes.

O primeiro passo para tratar as espinhas é procurar o dermatologista. Ele vai indicar o tratamento de acordo com a gravidade e a localização das lesões e em função das características individuais do paciente.

Há opções de terapia local, de remédios por via oral, ou a combinação de ambas. Como coadjuvantes nesse processo também podem ser utilizados os probióticos dos quais falei em outro post desta semana.

A limpeza de pele, quando bem indicada pelo dermatologista, e bem executada por esteticista treinado, pode ser um ótimo complemento do tratamento. Outros procedimentos como peelings químicos, terapias de luz , laser, podem ajudar no tratamento.

E dá para prevenir a acne?

Dependendo do caso, sim. Mas a prevenção começa com higiene adequada da pele com um sabonete ou produto de limpeza indicado especialmente para pele oleosa. porém, a limpeza excessiva é prejudicial à pele, pois pode causar irritação e pode piorar as lesões. E quem tem tendência a ter acne deve evitar cosméticos que aumentem a oleosidade.

A Acne tem forte componente genético e não se relaciona diretamente com a alimentação. Porém, hoje sabemos que dietas com alto índice glicêmico podem piorar o quadro.

As pessoas com acne, como todos, devem se expor ao sol de maneira cuidadosa, racional e orientada, pois as lesões até podem melhorar após o início da exposição ao sol, porém, essa melhora é apenas temporária e a exposição exagerada costuma piorar o quadro.

Converse com o seu dermatologista e livre-se desse problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *