Dê água para sua pele

Você já deve ter ouvido falar que boa parte do nosso corpo é feita de água, certo? E é verdade. A água compõe cerca de 75% do corpo de homens adultos e 70% do corpo de mulheres adultas. Justamente por isso, nosso corpo precisa ser hidratado corretamente, por dentro e por fora. Vamos entender agora como ter uma pele viçosa, saudável e bem hidratada.

Hidratação é como higiene. Tem de ser um ritual diário. Sem desculpas e sem preguiça. Uma boa hidratação diária da pele ajuda a manter o viço e a beleza, além de manter a integridade da camada de proteção cutânea e evitar problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções. Mas, claro, como eu sempre falo, é importante usar o produto adequado a cada tipo de pele que deve ser indicado por seu dermatologista. Tanto a pele do corpo como a do rosto necessitam de hidratação específica para cada área. As peles secas precisam de uma maior emoliência, enquanto as peles oleosas podem contar com a ajuda dos produtos oil-free, à base de água, que hidratam sem engordurar. E uma boa hidratação deve ser feita por dentro e por fora. Então, além dos cremes é fundamental beber água, no mínimo 2 litros por dia. Uma boa dica é carregar com você uma garrafinha que caiba na bolsa ou mochila.

Outras dicas para você ter uma pele bem hidratada:

  • Evite banhos quentes e muito demorados. Não se ensaboe demais nem use buchas, que podem alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele.
  • Use o hidratante logo após sair do chuveiro– ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós-banho, que ajuda na penetração do creme.
  • Se você tem pele oleosa ou acneicas evite usar hidratante comum no rosto, prefira produtos oil-free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax).
  • Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. Por isso, carregue com você um hidratante específicos para essa região para evitar rachaduras.
  • Use filtro solar diariamente.

E como reforçar a hidratação da pele no inverno?

Com o friozinho chegando, a umidade do ar baixa e as temperaturas mais frias levam à diminuição na transpiração corporal. Esses fatores fazem com que a pele fique mais seca. Além disso, com o frio costumamos tomar banhos mais quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa.

Tanto a pele do rosto quanto a do corpo estão sujeitas a um maior ressecamento no inverno. O clima frio e seco pode deixá-las com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas. Para evitar isso, é importante fazer hidratações corporais mais profundas e investir em uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, o que pode trazer benefícios em longo prazo.

Vários componentes podem ser usados nos produtos hidratantes, mas um que merece destaque é o dexpantenol, ou pró-vitamina b5, muito usado em diversos medicamentos, normalmente ligados a queimaduras e agressões na epiderme. É um ativo com alto poder de hidratação, pois, quando em contato com a pele, reduz a perda transepidérmica da água, evitando o ressecamento e a descamação da pele, tornando-a  mais macia e elástica, e protendo contra agressões de agentes infecciosos pois melhora a barreira cutânea. A boa noticia é que ele pode ser incorporado em produtos para a pele, os cabelos e as unhas, tornando-se muito versátil por isso.

Converse com o seu dermatologista e invista em uma boa hidratação. Sua pele vai agradecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *