Como escolher um protetor solar

Você sabe como funciona um protetor solar?
Ele vai impedir que os raios ultravioleta emitidos pelo sol penetrem nas camadas mais profundas da pele através de dois mecanismos, de acordo com sua formulação:

Os chamados filtros físicos fazem com que a pele não absorva os raios porque contêm substâncias refletoras. Já nas formulações químicas, a atuação dos ingredientes é mais complexa. Quando os raios atingem o corpo, encontram moléculas do produto que absorvem a energia do Sol. A absorção agita as moléculas, que ficam em estado de excitação, voltando em seguida ao estado natural, o que faz com que a pele receba uma fração de energia solar menos agressiva e reflita o restante.

Existem dois fatores de medição de proteção solar: FPS e PPD.

O FPS diz respeito ao filtro dos raios ultravioleta do tipo B, que são os raios que o sol emite e que causam aquela aparência mais vermelha na pele e queimaduras solares. Já o PPD, é o fator de medição da Proteçao contra os raios ultravioleta A, que são os raios emitidos pelo sol que penetram profundamente na pele e que causam um dano progressivo na pele e são os maiores responsáveis aos danos a longo prazo nas células e ao temido câncer de pele.
Portanto, quando você for escolher um filtro solar, você deve observar os dois fatores: FPS e PPD

Mas como escolher???

É aconselhável que os filtro solares devam sempre ser no mínimo FPS de 30 e ppd 4. Porem, se você tiver pele clara, de preferencia aos filtros com FPS no mínimo de 60 e PPD de 8, e certamente estará mais protegida
O veículo do produto também é muito importante, isto, é, se é em ou gel, ou spray se sua pele for oleosa

Como aplicar o fotoprotetor?

O produto deve ser aplicado ainda em casa, e reaplicado ao longo do dia a cada duas horas, se houver muita transpiração ou exposição solar prolongada. É necessário aplicar uma boa quantidade do produto, equivalente a uma colher de chá rasa para o rosto e três colheres de sopa para o corpo, uniformemente, de modo a não deixar nenhuma área desprotegida. O filtro solar deve ser usado todos os dias, mesmo quando o tempo estiver frio ou nublado, pois a radiação UV atravessa as nuvens.

É importante lembrar que usar apenas filtro solar não basta. É preciso complementar as estratégias de fotoproteção com outros mecanismos, como roupas, chapéus e óculos apropriados. Também é importante consultar um dermatologista regularmente para uma avaliação cuidadosa da pele e indicação de produtos mais adequados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *