Tratamentos Capilares

Você sabia que um ser humano tem em média 5 milhões de folículos pilosos no corpo, Só no couro cabeludo são cerca de 100 mil fios de cabelo. A troca diária de fios de cabelos é em torno de 1% da quantidade total, e portanto, a queda de até 100 fios de cabelo por dia pode ser considerada normal. Mas e se passar disso, o que fazer?

Muitos fatores podem causar queda de cabelo incluindo anormalidades metabólicas, alterações endócrinas, predisposição genética, doenças sistêmicas, remédios, alterações psicológicas, dietas restritivas, traumas, cirurgias, infecções, doenças auto imunes, aleitamento, pós parto, etc

Portanto se você desconfiar que seus cabelos estão caindo mais do que o normal o ideal é procurar um medico dermatologista especialista em TRICOLOGIA, que é a especialidade que cuida das afecções capilares.

Ao procurar um dermatologista especialista em cabelos (tricologista), você fará um exame clínico detalhado com a história completa de doenças prévias e uso de medicamentos. Além disso, o médico vai pedir exames de sangue para descartar outras patologias e realizar uma avaliação minuciosa do couro cabeludo e lançar mãos de exames complementares quando necessário para realizar diagnostico.

Um dos tratamentos mais modernos para queda de cabelos, é a microinfusão de medicamento no couro cabeludo, ou , MMP Capilar. Esse tratamento consiste na aplicação de vitaminas e fatores de crescimento folicular diretamente no couro cabeludo. A sessão inicia com Fotobiomodulação com Capacete de Led, que aumenta a permeabilidade das células e melhora a penetração dos medicamentos que serão injetados por microinfusão. Em ambos os sexos os resultados dos tratamentos costumam ser muito satisfatórios dependendo do diagnóstico. São realizadas sessões mensais para atingir o resultado desejado.

Não menos importante que a raiz dos cabelos, a haste também merece cuidados

Um programa de tratamento bem-feito vai devolver a beleza dos cabelos danificados. Para isso, é necessário a implantação de um cronograma capilar. Trata-se de uma sequência de tratamentos e cuidados que oferecem: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada etapa do cronograma capilar oferece uma solução específica para os cabelos danificados

Etapas

A primeira etapa é a hidratação, que tem o objetivo de repor a água dos fios secos e quebradiços. Quando bem-feita, regenera a fibra capilar e proporciona emoliência, maciez e força. Ela é composta basicamente por extratos vegetais de plantas ou frutas, pantenol, vitaminas, mel e açucares, que são usados para repor água dentro dos fios.

A segunda etapa é a nutrição dos fios que tem o objetivo de repor o óleo dos fios, a camada lipídica, aquela que blinda os cabelos e os protegem contra o suor.  Uma nutrição correta protege contra as agressões diárias que causam o ressecamento, o frizz e o enfraquecimento da fibra capilar. Ela é muito importante para pessoas que tem química nos cabelos. Formada por ácidos graxos, a camada lipídica mantém as cutículas do fio fechadas, impedindo a perda de água. Essa etapa é fundamental para que a água permaneça dentro do fio. A nutrição capilar pode ser feita por meio de máscaras capilares compostas de óleos vegetais, manteigas vegetais e ceramidas.

Mas a terceira e fundamental etapa que salva os fios é a reconstrução, que nada mais é do que a reposição de proteínas. Quando os fios ficam quebradiços, finos e porosos devido às ações químicas, se faz necessária a reposição de proteínas para restaurar a fibra capilar. A reconstrução repõe a queratina, que é uma proteína produzida pelo corpo humano e representa cerca de 90% da constituição do fio. Ela é responsável por garantir força, elasticidade e resistência à fibra capilar, pois é riquíssima em aminoácidos e poderosa reconstrutora da fibra danificada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *