Abril é o mês do colágeno na Clínica Simone Neri
Este mês o Blog da Clínica Simone Neri traz para você um especial sobre colágeno. Responsável pela locomoção do organismo e pelo envelhecimento da pele, o colágeno pode fazer maravilhas por sua pele, articulações e ossos.

Este mês o Blog da Clínica Simone Neri traz para você um especial sobre colágeno. O colágeno é uma proteína produzida pelo organismo responsável por formar os tecidos conjuntivos do corpo humano, essencialmente para a pele, articulações e ossos.
Presente em abundância no organismo, devido ao seu papel conectivo nas estruturas biológicas, o colágeno ajuda a promover maior elasticidade e resistência ao organismo. Para que os movimentos do corpo ocorram, os tendões e ligamentos precisam ser flexíveis e, ao mesmo tempo, resistentes. Por isso, o colágeno é tão importante para as cartilagens presentes entres as articulações, já que evita o atrito entre os ossos, o que causa desgaste, dor e dificulta a locomoção.
Além de manter o bom funcionamento das articulações, o colágeno é um dos responsáveis por manter a beleza e resistência da pele. Por estar diretamente relacionado ao envelhecimento, o colágeno vem chamando a atenção da indústria cosmética. Constatou-se que a redução das fibras de colágeno e do ácido hialurônico são os responsáveis pela perda de espessura e resistência da pele, o que contribui para o envelhecimento cutâneo e causa rugas grossas, ressecamento, perda de elasticidade e pigmentação da pele.
Responsável por deixar a pele mais bonita e firme, o colágeno é produzido naturalmente pelo organismo, mas diminui a sua produção por causa do declínio das funções biológicas. Isso ocorre devido ao processo natural de envelhecimento, que começa por volta dos 30 anos. Neste momento, as linhas de expressão, a flacidez e o envelhecimento da pele começam a aparecer.
Hoje, você viu que o colágeno é importantíssimo para o organismo não apenas por fatores estéticos, mas também pelo seu papel fundamental na locomoção e bom funcionamento das cartilagens. Na próxima semana, vamos falar sobre a reposição dessa proteína tão importante para o corpo humano. Não percam!