Fios de Sustentação
A nova geração de fios de PDO usada para rejuvenescimento tem se demonstrado bastante efetiva na reconexão tecidual, sendo que o fio de garra conecta a derme com o subcutâneo”, afirma a Dra Bruna Bravo, médica dermatologista com quem eu fiz o curso de capacitação na técnica citada.
Estudiosa no assunto, foi a criadora da técnica Matemática da Beleza®, que consiste em fazer medições faciais que servirão de base para um preenchimento harmônico, de acordo com as características de cada pessoa, sem visar um padrão único de beleza. A técnica possibilita mapear matematicamente os pontos certos de aplicação, em vez de usar os pré-estabelecidos.
E para completar os excelentes resultados já obtidos com os preenchedores, eu trouxe para São Paulo a técnica ministrada por ela de “Fios de sustentação” que atuam no processo de rejuvenescimento causando um processo de renovação de colágeno por ação direta dos fios dentro da pele.
Os fios podem ser de feitos de vários materiais, como os de PDO que são usados na medicina há mais de 30 anos para realização de suturas cirúrgicas. Com a característica de serem reabsorvíeis, estão sendo usados em Estética como Bioestimuladores de colágeno e quando bem indicados e colocados da maneira correta podem causar um efeito Lifting mecânico imediato que vai dando lugar com o passar dos meses a um efeito de rejuvenescimento devido a neocolagênese. Estudos histopatológicos demonstram a formação de uma reação de corpo estranho em volta do fio formando um infiltrado linfocitário com deposição de colágeno tipo 3 e posteriormente tipo 1 no local com consequente fibrose, o que pode explicar o efeito de remodelação e endurecimento da pele. Os fios de PDO são hipoalergênicos e muito seguros, sendo degradados em 4 a 6 meses.
Existem tipos diferentes de fios com características e indicações peculiares:
1- Fios Lisos
São indicados para bioestímulo e podem ser colocados em pares formando tramas tanto no rosto quanto no corpo com formação de colágeno tipo 1 e 3.
2-Fios Parafusos
Tem formato espiralado para aumentar a área de contato com a pele e intensificando a formação de colágeno. Indicado para tratar áreas mais enrugadas como a “ruga de marionete” e a região da glabela pois ajudam a restaurar volume de rugas fundas melhorando a textura e elasticidade da pele.
3- Fios Espiculados
São geralmente fios mais espessos com pequenas “âncoras” na superfície possibilitando mover tecidos moles de pele permitindo causar um efeito Lifting imediato, além de também estimularem a produção de colágeno a médio e longo prazo. São muito bem indicados para tratar a região do terço inferior da face, borda inferior da mandíbula, elevação de sobrancelha.
Por terem características diferentes entre eles, podem ter inúmeras indicações como:
- Rugas periorais
- Rugas da glabela
- Bigode chinês
- Flacidez do pescoço
- Ruga de marionete
- Rugas do colo
- Flacidez do rosto
- Flacidez do corpo
Contra-indicações
- Doenças infecciosas agudas
- Doenças oncológicas
- Tendências a queloide
- Gravidez e aleitamento
Como todo tratamento estético deve ser feito por profissional médico capacitado com indicação precisa para que atinja os objetivos esperados.
Gostou da novidade? Então me acompanhe nas redes sociais para ficar por dentro de todas as indicações desse tratamento que promete agregar valor ao plano de tratamento de rejuvenescimento.