Tudo o que você precisa saber sobre colágeno (tudo mesmo!)

Colágeno

Vamos conversar mais uma vez sobre colágeno? Posso até parecer repetitiva (e sei que estou sendo rs), mas não dá pra falar sobre textura e firmeza da pele sem reforçar a importância de estimular e suplementar essa proteína tão importante no nosso corpo e que, infelizmente, diminui a produção partir dos 30 anos. Aos 40, ele começa a ser degradado.

Esse post vai ser um “guia definitivo do colágeno” pra você consultar sempre que possível e mandar para as amigas. Lembrando que cada idade e pessoa tem um protocolo individual e o que é bom pra mim, pode não ser pra você. Por isso é FUNDAMENTAL ter acompanhamento médico.

AS VANTAGENS DE ESTIMULAR COLÁGENO 

  • O resultado é natural, não modifica o seu rosto, mas trata a qualidade da sua pele;
  • Economia no longo prazo. Quanto mais cedo você começar, no futuro você não vai precisar fazer tantos procedimentos injetáveis. O colágeno vai segurar a sua estrutura facial enquanto você envelhece;
  • Melhora a forma como envelhecemos;
  • Deixa a pele com aquele glow, viço de saúde mesmo;
  • Diminui celulite e flacidez.

Vamos começar pelo básico:

BONS HÁBITOS

Alguns costumes podem acelerar o processo de destruição do colágeno: alimentação ruim ou pobre em proteínas (atenção, veganos: não se esqueçam de consultar uma nutricionista para repor e/ou ajustar as proteínas ingeridas), fumar (cigarro e vape), beber álcool e tomar sol sem proteção. Não estou dizendo que você não pode beber nunca, por exemplo, mas se você diminuir aos poucos cada um desses hábitos, já vai ajudar muito na textura da sua pele.

ALIMENTAÇÃO 

Alguns alimentos ajudam a manter o colágeno. Além da proteína animal, existem outras opções que você deve inserir na sua dieta e que previnem a degradação do colágeno.

Castanhas: A castanha de caju é uma importante fonte de zinco e cobre, nutrientes necessários para a produção do colágeno. Já as castanhas do Pará e nozes são fonte de silício, outro nutriente usado na síntese do colágeno.

Alimentos ricos em enxofre: Aipo, azeitona verde, alho, pepino, banana e cebola também estimulam a produção de colágeno.

Semente de linhaça: Rica em ômega 3, ajuda na elasticidade da pele, além de ser uma excelente fonte de tiamina, manganês e magnésio.

Carne bovina: Tem alto teor de colágeno principalmente os miúdos e caldo de ossos, além do mocotó e do músculo bovino, que são excelentes fontes de colágeno.

Frango: Rico em aminoácidos e baixa gorduras.

Clara de ovo:  Rica em prolina, muito importante para a produção do colágeno.

Gelatina: Tem cerca de 90% de proteína do colágeno. Prefira as gelatinas diet, que têm menos calorias.

Alimentos vermelhos:  As frutas e legumes como maçã, morango, cereja, tomate, beterraba e pimentão contêm licopeno e vitamina C, que além de serem antioxidantes, ajudam na produção de colágeno.

Frutas cítricas e ricas em vitamina C: limão, laranja, acerola, manga, kiwi, abacaxi, e goiaba são fontes de silício, nutriente importante para a formação do colágeno. A vitamina C potencializa a absorção do colágeno em 8 vezes, conferindo assim resultados melhores na redução da flacidez.

SUPLEMENTAÇÃO 

Existem duas possibilidades de suplementar colágeno por via oral: peptídeo de colágeno e colágeno hidrolisado. As diferenças são o tamanho da molécula de cada.

Peptídeos têm a molécula menor, o que facilita a absorção pelo organismo. Ele atua nas camadas mais profundas da pele. Estudos indicaram que esse colágeno apresenta vantagens em relação ao colágeno hidrolisado para quem o utiliza por mais de 8 semanas. Isso ocorre porque o colágeno hidrolisado passa por processos industriais que o impede de atuar diretamente nas células da pele. 

O VeriSol®️ é um tipo de peptídeo bioativo de colágeno que atua nas camadas mais profundas da pele. Ele age de dentro para fora e restabelece o metabolismo das células dérmicas com a administração de uma pequena dose diária. Estudos indicaram que esse colágeno apresenta vantagens em relação ao colágeno hidrolisado para aqueles pacientes que o usam por mais de 8 semanas. 

A versão hidrolisada tem a molécula maior, então apenas uma pequena parte é absorvida. Pesquisas evidenciam seu efeito positivo, por meio da ingestão, em doenças degenerativas dos ossos e articulações, ajudando a reduzir e prevenir dores nas articulações, perda de densidade óssea, envelhecimento da pele e melhora na cicatrização de feridas. Ele também atua positivamente em casos de queda de cabelo, já que o folículo piloso está na papila dérmica, onde o colágeno está presente em grande quantidade.

TRATAMENTOS 

Não tenho dúvidas de que aliar bons hábitos, alimentação adequada e suplementação a tratamentos modernos e tecnológicos vai fazer com que o seu colágeno tenha vida mais longa. Na Clínica Simone Neri temos várias opções e, como disse anteriormente, existe sempre a mais adequada à sua necessidade física e financeira.

Bioestimuladores de colágeno

Um dos tratamentos mais modernos para estimular o corpo a produzir colágeno são as injeções de PLLA, ou ácido polilático e a hidroxiapatita de cálcio, substâncias aplicadas na camada intradérmica profunda, que induzem a restauração de colágeno dentro do tecido. São substâncias com efeito de tratamento gradual e com resposta que pode variar de indivíduo para indivíduo, devido à diferenças como idade, tipo e qualidade da pele. Como são substâncias que estimulam a produção, os resultados aparecem depois de algumas semanas.

Radiofrequência não ablativa

Trata a flacidez cutânea induzindo o aumento da temperatura do tecido a fim de estimular a produção de colágeno nas camadas profundas da pele e no tecido subcutâneo sem causar nenhum tipo de “dano” à epiderme.

Laser e Terapias de Luz

Os lasers podem ser ajustados para atingir tecidos específicos de várias profundidades cutâneas. Os efeitos desejados dos lasers são obtidos quando os tecidos absorvem a energia da luz.

Laser ablativo fracionado

Tem mais eficácia em comparação ao laser não ablativo, mas com uma recuperação mais rápida. Esse tratamento promove a renovação colágena intensa e, por isso, é muito usado para o rejuvenescimento da pele.

Luz intensa pulsada

Causa uma inflamação controlada na derme que estimula o fibroblasto e facilita a geração de colágeno e o rejuvenescimento da pele.

LED

Os LEDs emitem uma luz que estimula as mitocôndrias e reorganizam as células, resultando no chamado efeito da fotobioestimulação ou fotomodulação.

Microagulhamento

A técnica de microagulhamento pode atuar somente na camada da pele mais superficial (epiderme) ou na camada mais profunda (derme reticular). Por meio e canais ou “micro furos”, a técnica potencializa a penetração de substâncias cosméticas. Se utilizada mais profundamente causará micro lesões, e resultará na reparação e remodelação tecidual. Isso estimula a produção de colágeno sem remover a camada córnea e mantem a pele protegida (automaticamente com menor risco de desidratação e manchas).

Radiofrequência microagulhada

Propicia o estímulo natural da produção de colágeno e elastina no tecido. O tratamento é realizado com microagulhas revestidas de ouro, que penetram de forma suave e controlada na pele, reduzindo potencialmente o desconforto durante a aplicação. Quando atingem a profundidade indicada, as agulhas passam a emitir a energia da radiofrequência, os benefícios do tratamento são duradouros, já que ocorre uma regeneração progressiva do colágeno nos meses seguintes à sessão. É excelente para o tratamento da face, pescoço e colo, além da correção de cicatrizes de acne, cirúrgicas e estrias.

Ultrassom microfocado

O ultrassom microfocado atua no tratamento da flacidez facial por meio de microlesões térmicas nas camadas mais profundas da pele e na musculatura facial. Estas lesões geram um processo de retração do tecido flácido dando um efeito de lifting natural.

Preenchedores Faciais

Não é um tratamento para repor o colágeno, mas por meio da injeção com substâncias específicas sob a área da pele a ser tratada, os preenchedores têm a finalidade de elevar a pele e diminuir a profundidade de sulcos, rugas e cicatrizes. Um dos principais objetivos dos preenchedores é repor o volume da face, melhorar seus contornos e formas. Vários produtos podem ser usados como preenchedores, mas o ácido hialurônico é o principal deles. Ele é naturalmente produzido pelo organismo, porém a produção cai com o passar dos anos.

Entre em contato com a clínica e agende uma consulta para saber o melhor método. Quanto mais cedo estimularmos o colágeno, melhor pra você 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *