Não precisa evitar: chocolate faz bem para a pele e para o coração

Páscoa chegando e a preocupação vem junto. E não estou falando apenas sobre os quilos a mais, mas pelas espinhas que podem surgir após comer tanto chocolate.

Mas calma, é possível aproveitar essa época tão gostosa do ano sem sofrer tanto as consequências. O chocolate não precisa ser considerado vilão. Muito pelo contrário, existem estudos que mostram que o consumo de até 30g diários podem ser benéficos para a saúde. Mas existe um tipo específico que vai te ajudar, inclusive com a pele: o amargo.

Segundo um estudo da Universidade de Laval, em Quebec, no Canadá, o consumo de chocolate amargo ajuda a pele humana a suportar altas doses de radiação solar. Isso porque os polifenóis do cacau possuem uma capacidade de “limpar” os radicais livres e de proteger a pele de processos inflamatórios causados pela exposição solar em excesso.

E não é só a pele que é beneficiada. Os flavonoides presentes no chocolate aumentam a proteção contra problemas cardiovasculares, diminuem o tipo de alguns tipos de câncer e retardam o envelhecimento da pele.

“Mas doutora, eu não consigo comer chocolate amargo”. Sim, eu sei que é difícil acostumarmos nosso paladar quando passamos a vida inteira consumindo chocolate mais doce. E você não precisa começar direto com o chocolate 100% cacau porque a chance de desistir é grande. Mas você pode ir aos poucos, compre um 70% para começar. Viu que consegue? Vá para um 80% e assim por diante. Quanto mais puro for, menos agressivo para o seu corpo.

Pense nisso como uma mudança de hábito, um estilo de vida mais saudável que só vai agregar para a sua saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *