Colágeno: saiba mais sobre os tratamentos para estimular sua produção e ter uma pele sempre saudável
Responsável por formar os tecidos conjuntivos do corpo humano, o colágeno é uma proteína fundamental no nosso organismo para garantir uma boa saúde da pele, das articulações e dos ossos.

E é exatamente por causa desse papel tão importante que o colágeno é um assunto que está sempre em alta – principalmente na dermatologia, quando se fala em rejuvenescimento.
Conforme o corpo envelhece a produção do colágeno e elastina vão diminuindo e começa o processo de envelhecimento, com a redução das fibras de colágeno e do ácido hialurônico, responsáveis pela espessura e resistência da pele. Essa redução de produção causa envelhecimento cutâneo, rugas grossas, ressecamento, perda de elasticidade e pigmentação da cútis.
E todo esse processo começa por volta dos 30 anos! Ou seja, ainda que a pele ainda não tenha sinais de envelhecimento, essa é a idade ideal para começar a lidar com perda de colágeno.
Para começar, ter hábitos saudáveis e alimentação balanceada contribui – e muito – para a saúde da pele. Fazer uma suplementação, com orientação médica, também é uma boa alternativa para que seu colágeno tenha vida mais longa. (Leia mais aqui sobre suplementação de colágeno – https://simoneneri.com.br/2022/03/02/colageno-quando-suplementar/).
Atualmente também existe uma série de tratamentos dermatológicos para estimular a produção de colágeno, que entregam resultados incríveis! Na Clínica Simone Neri contamos com diversas opções, para diferentes necessidades e perfis. Confira:
Bioestimuladores de colágeno
Um dos tratamentos mais modernos para estimular o corpo a produzir colágeno são as injeções de PLLA, ou ácido polilático, e a hidroxiapatita de cálcio, substâncias aplicadas na camada intradérmica profunda, que induzem a restauração de colágeno dentro do tecido. São substâncias com efeito de tratamento gradual e com resposta que pode variar de indivíduo para indivíduo, devido a diferenças como idade, tipo e qualidade da pele. Como são substâncias que estimulam a produção, os resultados aparecem depois de algumas semanas.
Radiofrequência não ablativa
Trata a flacidez cutânea induzindo o aumento da temperatura do tecido a fim de estimular a produção de colágeno nas camadas profundas da pele e no tecido subcutâneo sem causar nenhum tipo de “dano” à epiderme.
Laser e Terapias de Luz
Os lasers podem ser ajustados para atingir tecidos específicos de várias profundidades cutâneas. Os efeitos desejados dos lasers são obtidos quando os tecidos absorvem a energia da luz.
Laser ablativo fracionado
Tem mais eficácia em comparação ao laser não ablativo, mas com uma recuperação mais rápida. Esse tratamento promove a renovação colágena intensa e, por isso, é muito usado para o rejuvenescimento da pele.
Luz intensa pulsada
Causa uma inflamação controlada na derme que estimula o fibroblasto e facilita a geração de colágeno e o rejuvenescimento da pele.
LED
Os LEDs emitem uma luz que estimula as mitocôndrias e reorganizam as células, resultando no chamado efeito da fotobioestimulação ou fotomodulação.
Microagulhamento
A técnica de microagulhamento pode atuar somente na camada da pele mais superficial (epiderme) ou na camada mais profunda (derme reticular). Por meio de canais ou “micro furos”, a técnica potencializa a penetração de substâncias cosméticas. Se utilizada mais profundamente causará micro lesões, e resultará na reparação e remodelação tecidual. Isso estimula a produção de colágeno sem remover a camada córnea e mantem a pele protegida (automaticamente com menor risco de desidratação e manchas).
Radiofrequência microagulhada
Propicia o estímulo natural da produção de colágeno e elastina no tecido. O tratamento é realizado com microagulhas revestidas de ouro, que penetram de forma suave e controlada na pele, reduzindo potencialmente o desconforto durante a aplicação. Quando atingem a profundidade indicada, as agulhas passam a emitir a energia da radiofrequência. Os benefícios do tratamento são duradouros, já que ocorre uma regeneração progressiva do colágeno nos meses seguintes à sessão. É excelente para o tratamento da face, pescoço e colo, além da correção de cicatrizes de acne, cirúrgicas e estrias.
Ultrassom microfocado
O ultrassom microfocado atua no tratamento da flacidez facial por meio de microlesões térmicas nas camadas mais profundas da pele e na musculatura facial. Estas lesões geram um processo de retração do tecido flácido dando um efeito de lifting natural.
Preenchedores Faciais
Não é um tratamento para repor o colágeno, mas por meio da injeção com substâncias específicas sob a área da pele a ser tratada, os preenchedores têm a finalidade de elevar a pele e diminuir a profundidade de sulcos, rugas e cicatrizes. Um dos principais objetivos dos preenchedores é repor o volume da face, melhorar seus contornos e formas. Vários produtos podem ser usados como preenchedores, mas o ácido hialurônico é o principal deles. Ele é naturalmente produzido pelo organismo, porém a produção cai com o passar dos anos.
Quer saber mais sobre cada tratamento e descobrir qual o mais indicado para você?
Entre em contato com a Clínica Simone Neri para agendar uma consulta.