Mês da Dermatologia: a estética na área dermatológica
Seguindo nosso Mês da Dermatologia, o tema hoje é a dermatologia cosmiátrica, uma subespecialidade da área voltada exclusivamente para tratamentos e para a prevenção de problemas estéticos, mantendo a beleza e a boa aparência da pele e dos cabelos.
O dermatologista cosmiátrico possui o mais vasto conhecimento sobre as características de cada tipo de pele, o que faz dele um profissional qualificado para tratar problemas como envelhecimento, manchas e rugas, usando as técnicas mais avançadas, como aplicação de toxina botulínica, preenchimentos, laser para rejuvenescimento e peelings.
O profissional também está apto para realizar tratamentos de cicatrizes de acne, e outras, além de depilação a laser, remoção de tatuagens, sinais, pintas benignas ou não.
De acordo com a Dra. Simone Neri, os dermatologistas que atuam na cosmiatria também realizam um trabalho fundamental no desenvolvimento de pesquisas. “Muitas das técnicas e procedimentos cosméticos realizados hoje nos consultórios médicos mundo afora são fruto do de estudos pioneiros e constantes de dermatologistas em busca de aprimoramento da dermatologia cosmiátrica”, afirma. Entre eles estão o uso do laser, os mais variados peelings, o uso da toxina botulínica para rejuvenescimento facial e dos preenchedores tão popularizados atualmente por conta da alta procura pela harmonização facial. Além disso, novas substâncias e processos são descobertos a todo momento, propiciando avanços importantes para a medicina estética.
Por isso é muito importante lembrar que todos os processos cosmiátricos devem ser realizados por especialistas certificados. “Realizar qualquer procedimento estético com uma pessoa sem a qualificação necessária é colocar saúde e beleza em risco. Portanto, para sua segurança, ao sentir qualquer necessidade de tratamento estético, procure um dermatologista especializado em cosmiatria”, afirma a Dra. Simone.