Percebendo uma queda de cabelos maior do que o normal? Saiba como descobrir as causas e o melhor tratamento para você

A queda de cabelo pode ser um problema bastante angustiante para muitas pessoas, tanto homens quanto mulheres. No entanto, é importante lembrar que um certo grau de queda de cabelo é completamente normal. Afinal, o cabelo passa por um ciclo de crescimento, repouso e queda. Mas quando a queda se torna excessiva, é hora de buscar ajuda.

De acordo com a Dra. Simone Neri, uma pessoa tem, em média, 100 mil fios de cabelo, e calcula-se que, diariamente, haja a troca de 1% desse total. “Portanto, uma pessoa pode perder até 100 fios de cabelo por dia sem correr o risco de ficar careca”, afirma.

Se você perceber que a queda está excedendo essa quantidade, é hora de procurar um dermatologista especialista em cabelos, o tricologista, para realizar um exame clínico detalhado, que inclui seu histórico, exames de sangue para descartar outras patologias e um Tricograma Digital.

O Tricograma Digital é um exame microscópico computadorizado que mede a densidade do couro cabeludo. “Ele analisa o crescimento do fio e é capaz de detectar alterações no seu ciclo biológico, podendo ser usado para o diagnóstico das doenças que atingem o couro cabeludo”, explica a Dra. Simone, que também é tricologista.

Principais causas da queda de cabelo

A queda de cabelo pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo:

Genética: A calvície de padrão masculino e feminino é a causa mais comum de queda de cabelo e é geralmente hereditária.

Hormônios: Mudanças hormonais, como aquelas que ocorrem durante a menopausa, gravidez ou devido a problemas de tireoide, podem levar à queda de cabelo.

Estresse: Situações de estresse físico ou emocional podem causar uma condição chamada eflúvio telógeno, que leva à queda de cabelo.

Deficiências Nutricionais: A falta de nutrientes essenciais, como ferro e proteínas, pode prejudicar o crescimento do cabelo e levar à queda.

Condições Médicas: Algumas condições médicas, como alopecia areata, lúpus e dermatite seborreica, podem causar queda de cabelo.

Medicamentos: Alguns medicamentos, como antidepressivos, beta-bloqueadores e anticoagulantes, podem causar queda de cabelo como efeito colateral.

Tratamento

Entre os tratamentos mais comuns estão os medicamentos tópicos e orais, aplicações de injeções locais (intradermoterapia), lasers que podem ser utilizados para estimular o crescimento dos fios ou ainda o implante de cabelos. Mas o sucesso de cada tratamento depende de um diagnóstico personalizado, por isso é tão importante fazer a consulta com um tricologista. Cada queda tem sua causa, e cada causa o seu tratamento específico!

Um tratamento que costuma entregar excelentes resultados é o MMP®, ou microinfusão de medicamentos na pele, em que um aparelho com microagulhas faz a infusão de medicamentos dentro da pele – tornando sua absorção mais rápida, uniforme e precisa. “Para potencializar o tratamento, a aplicação de laser de baixa frequência no couro cabeludo otimiza as funções celulares para receber o MMP® Capilar”, destaca a Dra. Simone.

Na Clínica Simone Neri contamos com especialistas em tricologia e tratamentos personalizado, incluindo MMP Capilar. Entre em contato com a gente para fazer seu diagnóstico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *