Cirurgias de pequeno, médio e grande porte: entenda a diferença
Na Cirurgia Plástica, costumamos classificar os procedimentos em cirurgias de maior porte (cirurgias de mama, abdome, lipoaspiração) e cirurgias de menor porte (pequenas lesões de pele, correção de cicatriz, unha encravada, cistos).

Hoje vou falar um pouco das cirurgias de menor porte ou “pequenas cirurgias” ou “cirurgias ambulatoriais”. O que esses procedimentos têm em comum é que podem ser realizados sob anestesia local, com o paciente acordado. Têm uma duração máxima de 1h e a cicatriz é bem discreta. Além disso, o paciente já poderá ser liberado para as suas atividades rotineiras a partir do dia seguinte.
E não se engane pela denominação “pequenas cirurgias”. Todos esses procedimentos seguem estritos de protocolos de higiene e segurança, desde a
recepção do paciente, realização do procedimento e seguimento do pós operatório, visando sempre o melhor tratamento para o paciente. São realizados em ambientes estéreis para prevenção de infecções, com todos os recursos materiais e tecnológicos para boa execução deles. Além disso, todo o conhecimento adquirido ao longo da especialização de Cirurgia Plástica nos permite utilizar o melhor de técnicas consagradas em estética para resultar na melhor cicatriz possível.
Existem as pequenas cirurgias mais básicas como retirada de pintas, cistos,
lipomas, unha encravada, drenagem de abscessos, sutura de ferimentos, biópsia de lesões. Mas também existem as reparadoras, como retiradas de tumores de pele com retalhos, correção de cicatrizes e até mesmo estéticas, como o lip lifting, blefaroplastia, otoplastia, correção de lóbulo bífido.
Um fator importante que analisamos ao indicar a cirurgia ambulatorial é a colaboração do paciente durante o procedimento. Procedimentos em crianças ou em pessoas mais ansiosas podem exigir uma sedação feita pelo anestesista em ambiente hospitalar. Essa avaliação também é realizada durante a consulta médica.
Se você quer saber mais sobre pequenas cirurgias, desde os primeiros passos na consulta até como são realizados os cuidados de pós operatório, comente abaixo ou entre em contato pelo WhatsApp da Clínica Simone Neri. Acha que o texto pode ajudar um amigo? Compartilhe!
Dra Rafaella Dias Paes
Cirurgiã Plástica
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
RQE 81115