Coisas que você precisa saber sobre diabetes
Você sabia que até 7% dos brasileiros, quase 12 milhões de pessoas, são diabéticas e destes, 46% não sabem da sua condição? O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking dos países em portadores da doença. No Brasil já́ são 463 milhões de pessoas com a doença.
O diabetes corresponde a um conjunto de doenças que tem em comum o aumento da glicose. Quando a glicose está muito alta leva a complicações de saúde. As formas mais comuns são Tipo 1 e Tipo 2.
O Tipo 1 é resultante da destruição de células produtoras de insulina pelo sistema imunológico do paciente. O diagnóstico acontece em geral durante a infância, e adolescência, mas também outras faixas etárias.
No Tipo 2 o pâncreas produz insulina, mas ela não atua corretamente nas células. Ocorre geralmente em pessoas acima de 40 anos, obesos, sedentários e sem hábitos saudáveis de alimentação.
Tanto a insulina quanto outras medicações orais e injetáveis podem ser usadas. A inulina sempre será́ utilizada no Tipo 1, mas também no diabetes gestacional e em alguns casos de Tipo2.
A prática de exercícios físicos ajuda a controlar a glicemia e perda de gordura corporal. Exercícios físicos sempre devem ser realizados sob orientação médica e supervisão de um profissional.
A contagem de carboidratos se mostra muito benéfica para quem tem diabetes, principalmente naqueles usuários de Insulina, possibilitando maior flexibilidade na alimentação. Consulte um nutricionista!
A Tecnologia tem ajudado no tratamento do diabetes: Apps de smartphones, glicosímetros (medidores de glicose no sangue), sensores de monitorização contínua de glicose (LIBRE), canetas de aplicação de Insulina, Bomba de Infusão Contínua de Insulina são alguns dos recursos disponíveis no mercado.
Se o diabetes não for tratado de forma adequada podem surgir complicações na retina, rins e nervos. Também pode levar ao pé́ diabético, infarto, AVC etc. Se o paciente já́ apresentar o diagnóstico de complicação há́ tratamentos específicos para ajudá-lo a levar uma vida normal.
Dra. Rafaela Cordeiro Corrêa
ENDOCRINOLOGISTA
CRM 137.900
