Envelhecimento Capilar: Saiba o que muda com o avanço da idade

Você sabia que além da pele os cabelos também passam por um processo de envelhecimento? Por volta dos 45 anos, os fios começam apresentar alguns sinais do tempo como, por exemplo, queda, ressecamento e quebra, fios ralos, sem brilho e com perda da cor. Esse processo se intensifica durante a menopausa devido às mudanças hormonais.

À medida que o tempo passa, não é só a pele que envelhece. Os cabelos também sofrem com o avanço da idade. Por volta dos 45 anos, os fios começam apresentar alguns sinais de envelhecimento como, por exemplo, aspereza, ressecamento e quebra, fios ralos, frágeis e indisciplinados, cabelos sem brilho e com perda da cor.

Isso ocorre devido a uma somatória de elementos genéticos e ambientais que influenciam as células do folículo piloso (responsável pela produção e crescimento do pelo), especificamente as células-tronco do folículo piloso e melanócitos (células cutâneas responsáveis pela produção de melanina).

O encurtamento do telômero (estruturas de proteínas e DNA), a diminuição dos números celulares e fatores de transcrição específicos também favorecem o processo de envelhecimento do fio. Por sua vez, essas alterações moleculares levam a modificações estruturais da fibra capilar como, por exemplo, a diminuição da produção de melanina e aumento no ciclo da queda capilar, causando o embranquecimento e dificuldade do crescimento dos fios.

A alopecia senil é caracterizada pelo afinamento dos fios e uma perda gradativa de cabelos por folículos pilosos, que geralmente se inicia por volta de 45 anos, porém, pode ter início mais precoce, tanto em homens quanto em mulheres e pode ocorrer mesmo em pessoas que não tenham um padrão de alopecia androgenética ou calvície. O processo de envelhecimento do cabelo se intensifica em mulheres durante a menopausa devido às mudanças hormonais que acontece neste período e intensifica a oxidação do fio.

Como controlar o envelhecimento dos fios? 

Para minimizar a redução na densidade e espessura dos fios e manter a cor natural por mais tempo é importante ter uma dieta balanceada. Uma nutrição pobre em proteínas, selênio e vitamina E resulta em cabelos secos, quebradiços e sem vida, já que essas vitaminas produzem a queratina, que constitui o cabelo.

Procure colocar no prato alimentos ricos em magnésio, que é importante para a formação de proteínas como a queratina; cálcio, que fortalece os cabelos finos e quebradiços; sódio, que controla o teor de água dos fios e dá brilho; potássio;  que é importante para manter a flexibilidade e a hidratação do fio; zinco, que estimula a produção de elastina e colágeno, trazendo resistência aos fios; biotina, selênio e vitamina E, que são excelentes antioxidantes e importantes aliados para manter o fio capilar saudável.

Portanto, é fundamental neste período fazer um acompanhamento nutricional para saber quais as vitaminas que seu corpo necessita e receber a suplementação adequada. Outro ponto importante é consultar um dermatologista ou tricologista para fazer uma avaliação do fio e cuidar corretamente dos cabelos nesta fase da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *