Envelhecimento
O envelhecimento do organismo como um todo se relaciona com ao fato da diminuição da velocidade de renovação celular.
O envelhecimento do organismo como um todo se relaciona com ao fato da diminuição da velocidade de renovação celular . Além disso, há uma diminuição do tecido de sustentação da pele, o tecido fibroso. Dependendo da genética e do estilo de vida, as funções fisiológicas normais da pele podem diminuir em 50% até a meia-idade, como funcionamento das glândulas sebáceas, que lubrificam a pele e mantém o manto lipídico que protege o corpo de agressões externas, como infecções por bactérias ou fungos.
A pele é o órgão que mais espelha os efeitos da passagem do tempo e sua saúde e sua aparência estão diretamente relacionadas aos hábitos alimentares e ao estilo de vida escolhido.
A radiação ultravioleta, o excesso de consumo de álcool, o cigarro, e a poluição ambiental, entre outros, podem acelerar esse processo . Além disso, o aumento do peso corporal e dos níveis de açúcar no sangue também colabora para a pele envelhecer antes do tempo.
Existem dois Tipos de envelhecimento
1-Intrínseco, o chamado, envelhecimento de “dentro para fora”, que é causado pela passagem do tempo, determinado principalmente por fatores genéticos, estado hormonal e reações metabólicas. Nele estão presentes os efeitos naturais da gravidade ao longo dos anos, como as linhas de expressão, a diminuição da espessura da pele e o ressecamento cutâneo
2-Extrínseco, ou de “fora para dentro” , é aquele provocado pela exposição ao sol e a outros fatores ambientais como consumo de cigarros, álcool e poluição ambiental que vão formar os radicais livres, os principais causadores da degradação do colágeno (substância que dá sustentação à pele).
Prevenção
Pincipalmente evitar os fatores que formam os radicais livres como a radiação ultra violeta, usando fotoprotetores adequados ao seu tipo de pele diariamente
Fazer uma alimentação balanceada e evitar bêbedas alcoolicas em excesso e principalmente o consumo de cigarro.