Tratamentos para estimular a formação do colágeno

Tratamentos colágeno

Além dos colágenos consumidos como suplementos, existem também os tratamentos estéticos e medicinais, que contribuem para a formação do colágeno. Entre eles estão:

Bioestimuladores de colágeno

Um dos tratamentos mais modernos para estimular o corpo a produzir colágeno são as injeções de PLLA, ou ácido polilático e a Hidroxiapatita de cálcio, substâncias aplicadas na camada intradérmica profunda, que induzem restauração de colágeno dentro do tecido. São substâncias com efeito de tratamento gradual e com resposta que pode variar de indivíduo para indivíduo, devido às diferenças interpessoais como, por exemplo, idade, tipo e qualidade da pele

Radiofrequência não ablativa

É um procedimento que trata a flacidez cutânea induzindo o aumento da temperatura do tecido a fim de estimular a produção de colágeno nas camadas profundas da pele e no tecido subcutâneo sem causar a ablação da epiderme.

Laser e Terapias de Luz

Os lasers podem ser ajustados para atingir tecidos específicos de várias profundidades cutâneas. Os efeitos desejados dos lasers são obtidos quando os tecidos absorvem a energia da luz causando uma inflamação controlada que estimula o fibroblasto a gerar um de um novo colágeno mais firme.

Laser ablativo fracionado

Ele realiza por meio de uma ablação térmica de colunas microscópicas de tecido epidérmico e dérmico em que o médico controla a intensidade, a profundidade, e o espaçamento entre as colunas de laser aumentando a eficácia em comparação ao laser não ablativo, mas com uma recuperação mais rápida. Esse tratamento promove a renovação colágena intensa e, por isto, é muito usado para o rejuvenescimento da pele.

LED

Os LEDs emitem uma luz que estimulam as mitocôndrias e reorganizam as células, resultando no chamado efeito da fotobioestimulação ou fotomodulação.

Microagulhamento

A técnica de microagulhamento pode atuar somente na camada da pele mais superficial (epiderme) ou na camada mais profunda (derme reticular). Por meio e canais ou “micro furos”, a técnica potencializa a penetração de substâncias cosméticas. Se utilizada mais profundamente causará micro lesões, e resultará na reparação e remodelação tecidual, estimulando a produção de colágeno sem remover a camada córnea mantendo a pele protegida e automaticamente com menor risco de desidratação e manchas.

Radiofrequência microagulhada

Propicia o estímulo natural da produção de colágeno e elastina no tecido. O tratamento é realizado com microagulhas revestidas de ouro, que penetram de forma suave e controlada na pele. Quando atingem a profundidade indicada, as agulhas passam a emitir a energia da radiofrequência, os benefícios do tratamento são duradouros, já que ocorre uma regeneração progressiva do colágeno nos meses seguintes à sessão. É excelente para o tratamento da face, pescoço e colo, além da correção de cicatrizes de acne, cirúrgicas e estrias.

Ultrassom microfocado

O ultrassom microfocado atua no tratamento da flacidez por meio de microlesões térmicas nas camadas mais profundas da pele e na musculatura. Estas lesões geram um processo de retração do tecido flácido dando um efeito de lifting natural.

Preenchedores Faciais

Não é um tratamento para repor o colágeno, mas por meio da injeção com substâncias específicas sob a área da pele a ser tratada, os preenchedores tem a finalidade de elevar a pele e diminuir a profundidade de sulcos, rugas e cicatrizes, as rugas. Um dos principais objetivos dos preenchedores é repor o volume da face, melhorar seus contornos e formas. Vários produtos podem ser usados como preenchedores, mas o ácido hialurônico é o principal preenchedor utilizado hoje. Ele é naturalmente produzido pelo organismo, mas essa produção cai com o passar dos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *