Como adaptar a rotina de 10 passos da K-beauty à realidade das brasileiras
Ao longo das últimas semanas, tenho trazido um pouco sobre minha experiência na Coreia do Sul, as inovações sobre cuidados com a pele e também sobre a filosofia da K-beauty – uma rotina de beleza que faz parte da cultura das coreanas e que começa desde antes dos 25 anos!

Uma das principais características do skincare coreano é a prevenção. Ou seja, a ideia é manter um cuidado diário, de longo prazo, que contribua para uma pele saudável e uniformizada. Com isso, evita-se um número maior de tratamentos para reparação, assim como o uso de maquiagem mais pesada para cobrir imperfeições.
Um dos grandes trunfos das coreanas nessa busca por uma pele impecável é a famosa rotina dos 10 passos – que eu explico com mais detalhes neste texto. Essa rotina completa entrega os benefícios de higiene, hidratação profunda, clareamento e proteção solar, com objetivo de rejuvenescer a pele e proporcionar uma aparência de porcelana.
Mas será que essa rotina também funcionaria da mesma forma para nós, brasileiras? A resposta é sim! Porém é preciso adaptar esses passos não somente ao nosso tipo de pele, mas também à nossa cultura. Afinal, a maioria das brasileiras estão acostumadas a fazer apenas três etapas na rotina de cuidados com a pele: limpar, hidratar e proteger.
A ideia aqui é sermos práticos e efetivos – o que quer dizer resumir e simplificar, porém sem tirar o benefício fundamental de cada etapa.
Limpeza
Higienizar é sempre o primeiro passo do skin care e é fundamental para que todos os produtos penetrem na pele. O skincare coreano subdivide a higiene em quatro partes: remoção da maquiagem, limpeza, esfoliação e tonificação. O skincare brasileiro tradicional conta apenas com um passo nessa fase, que desde que seja bem-feito, já pode ser muito eficiente. O segredo aqui é usar um bom sabonete com ativos específicos para cada tipo de pele.
Hidratação
Na rotina de skincare coreana, esse passo é subdividido em 4 etapas, além de um cuidado específico com a área dos olhos, Ele é composto por máscara, essência, hidratação específica e tratamento que pode contar com ácidos ou clareadores de acordo com a necessidade de cada pele.
Mas é possível reduzir o número de passos e ainda garantir esses mesmos benefícios fazendo algumas adaptações simples. Na rotina noturna, pode-se optar por um único produto com ativos clareadores e, na diurna, usar um produto com antioxidantes. Para a área dos olhos – que merece sim uma atenção especial – a recomendação é usar hidratantes à base de ácido hialurônico.
Já o uso de máscaras de biocelulose ou hidrogel podem ser feitos uma vez por semana para facilitar o dia a dia e dar um “boost” na qualidade de pele.
Proteção solar
O filtro solar fecha com chave de ouro uma boa rotina de skincare, seja coreana ou brasileira.
Entre as opções, há os filtros sem cor e aqueles com cor, que também funcionam como base. A vantagem desta segunda opção é que, além de serem protetores químicos, ela também oferece proteção física, com dióxido de titânio, criando uma barreira muito eficaz contra a entrada dos raios solares ultravioleta, que são os piores inimigos da pele.
Dicas para quem quer uma rotina de skincare simplificada inspirada na K-beauty:
– O uso de essências, apesar de benéfico, é uma etapa que pode ser pulada sem prejuízos.
– A aplicação de máscaras pode ser feita semanalmente, de preferência em um momento de mais tranquilidade, dedicado ao autocuidado.
– A esfoliação pode ser feita três vezes na semana.
– O demaquilante pode ser evitado de manhã pois a pele já está mais limpa e livre de impurezas.
Resumo para uma rotina eficaz e adaptada à realidade brasileira
Pela
manhã:
– Higiene
(sabonete + tônico),
– Hidratação (hidratante com
antioxidante)
– Fotoproteção (filtro solar)
À noite:
–
Demaquilante
– Higiene
– Esfoliação (3 vezes por
semana)
– Hidratação (hidratante com ácidos e clareadores)
–
Sérum para os olhos
Final de semana
–
Cuidados diários
– Esfoliação
– Máscara de hidrogel
com ativos