Promover saúde através de bons hábitos alimentares é a razão de existir da Nutrição. Uma atividade que estuda a fundo as propriedades dos alimentos para oferecer qualidade de vida e consciência positiva em relação a tudo aquilo que comemos.
Para exercer a profissão de nutricionista é obrigatório possuir o diploma de bacharel em Nutrição em instituição reconhecida pelo MEC e obter o registro profissional no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN).
A atuação do profissional de nutrição começa com um diagnóstico nutricional para elaborar dietas personalizadas, de acordo com necessidades específicas de cada paciente.
Essa análise é feita após uma investigação detalhada do estado de saúde, hábitos alimentares e estilo de vida da pessoa, incluindo medições de peso, altura, quantidade de gordura corporal e massa muscular.
A partir daí, o nutricionista irá indicar os alimentos a serem consumidos e organizar
uma rotina alimentar diária na busca pelo peso ideal.
Mas não pense que a orientação nutricional serve apenas para pessoas que buscam perder peso. Para quem não consegue engordar, a atuação do profissional também é fundamental e decisiva.