Como parar a queda de cabelos?

Escrevendo sobre queda de cabelos, lembrei da música de Sandy & Junior: “Outono é sempre igual, as folhas caem no quintal…” Assim como as folhas no Outono, os cabelos também caem, não só nesta estação, em todas, mas o que importa é entendermos como e por que os cabelos caem para evitar a queda. Vem comigo que eu conto tudo!

Um ser humano tem em média 5 milhões de folículos pilosos no corpo, Só no couro cabeludo são cerca de 100 mil fios de cabelo. A troca diária de fios de cabelos é em torno de 1% da quantidade total, e portanto, a queda de até 100 fios de cabelo por dia pode ser considerada normal. Mas e se passar disso, o que fazer?

Primeiro vamos entender por que os fios de cabelo caem.

Muitos fatores podem causar queda de cabelo, incluindo anormalidades metabólicas, alterações endócrinas, predisposição genética, doenças sistêmicas, remédios, alterações psicológicas, dietas restritivas, traumas, cirurgias, infecções, doenças auto imunes, aleitamento, pós-parto, etc.
A queda excessiva dos cabelos tem impacto significativo na aparência e pode ser fonte de preocupação para homens e mulheres. Existem vários motivos para a queda de cabelo, mas hoje vamos falar da alopécia androgenética, mais conhecida como calvície, é um problema que pode levar à perda total ou parcial dos cabelos. Embora seja mais comum entre os homens, ela também afeta as mulheres. Nos homens, a perda de cabelo tende a se concentrar no topo do couro cabeludo, já nas as mulheres é mais difusa.

A boa notícia para quem sofre com a queda de cabelo é que há inúmeras opções de tratamento.

Então precisamos começar com o diagnóstico. Se o seu cabelo estiver caindo acima do normal, consulte um dermatologista. Ele é o profissional que vai indicar os exames corretos para o diagnóstico do problema. Além de exames de sangue, existe também um exame específico no couro cabeludo, chamado tricograma, que analisa o cabelo em um determinado momento. Alterações fisiológicas e anatômicas do ciclo biológico do pêlo podem ser detectadas por esse exame. Com o diagnóstico correto, o dermatologista vai indicar o melhor tratamento para o seu problema de queda de cabelos.

Mas você também pode cuidar da saúde do seu cabelo!

Lembre-se que a alimentação é um fator importante para a saúde dos fios. Uma alimentação balanceada, rica em proteínas e vitaminas, e a higiene adequada do couro cabeludo são fundamentais para a saúde dos cabelos
Converse com o seu dermatologista para saber quais são as melhores opções de cuidados com os cabelos a partir da investigação das características específicas do seu cabelo.

Sabe quais as últimas novidades no tratamento dos cabelos?

Eu estive no III Simpósio de Cabelos & Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, agora no começo de abril, e trouxe várias novidades para o tratamento dos cabelos. Confira:

Tratamento da calvície, ou Alopécia Androgenética com LED – trata-se de um laser de baixa frequência acoplado num capacete para estímulo de crescimento dos fios de cabelo, que aumenta o aporte de nutrientes para o couro cabeludo e melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo. É incrível!

M.M.P. ou microinfusão de medicamentos na pele – esse é um tratamento de ponta, realizado por médicos dermatologistas, que vai injetar diretamente no couro cabeludo medicações para fortalecer, nutrir e estimular o crescimento dos fios de cabelo.

E o mercado já conta com lançamentos de produtos novos para hidratação dos fios, tratamento dos cabelos quebrados e danificados, além de polivitamínicos que podem ser associados no tratamento da queda de cabelo, mas devem ser avaliados caso a caso junto com o seu médico.

Em breve falaremos mais sobre o assunto, abordando outros tipos de queda de cabelo. Mas o importante é você saber que para cada tipo de problema tem um tratamento específico. Então, com tanta novidade, sem cabelo você só fica se quiser!

6 comentários em “Como parar a queda de cabelos?”

    1. Falam que tenho quer ir no dermatologista quem disse que gente consegue ?quando vai procurar não tem vaga,por isso tem que recorrer a Internet.Por isso tem que ensinar sem ter que recorrer aos profissionais

    2. Susana, para saber o melhor medicamento, primeiro precisamos identificar qual é o tipo de queda de cabelo. Hoje escrevi mais um artigo sobre o assunto, confira aqui no blog. o ideal é procurar um dermatologista que vai fazer uma avaliação mais aprofundada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *