Chocolate rejuvenesce!

Se você ama chocolate como eu, então pode comemorar. Estudos recentes mostram que o chocolate é um aliado no combate ao envelhecimento. Quer saber como consumir essa delícia – especialmente agora às vésperas da Páscoa – e manter a beleza da pele? Vem que eu te conto tudo!

Primeiro vamos entender a ação do chocolate no nosso organismo

Estamos falando do chocolate amargo, que tem a forte ação antioxidante dos flavonoides, que contribuem para a fotoproteção endogênica contra o eritema UV induzido, segundo estudos do The Journal of Nutrition. O chocolate também melhora a circulação sanguínea da derme e sua hidratação, combate os radicais livres e proporciona benefícios para todo o organismo. Além de diminuir o risco de câncer e problemas cardiovasculares, eles também evitam o envelhecimento celular.

Como o chocolate protege a pele?

A radiação ultravioleta aumenta as oxidações das células da pele. Como os flavonoides do chocolate amargo possuem forte ação antioxidante, eles irão proteger um pouco a pele contra essa radiação.

Um estudo realizado pela Universidade de Laval em Quebec, no Canadá, feito com 60 mulheres, observou que o consumo de chocolate amargo ajuda a suportar altas doces de radiação solar na pele.

Para combater radicais livres, chocolate neles!

Os polifenóis do cacau mostraram possuir uma potente atividade varredora de radicais livres de forma dose-dependente. Também demonstraram atividade inibitória da xantino-oxidase (forma enzimática que gera radicais livres) e do ânion superóxido induzido e diminuição significativa dos níveis de expressão da COX-2 (prostaglandina responsável por fenômenos de inflamação) na pele.

Mas atenção: como tudo na vida, o que importa é o equilíbrio. Não adianta sair por aí comendo todo o suprimento de chocolate da casa! A quantidade recomendada de chocolate amargo é 30 gramas por dia, mais do que isso pode ser problemático já que o alimento é muito calórico.

Bom chocolate para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *