Novidades no tratamento do Melasma

Já falei aqui no SkinNews sobre melasma, problema de pele caracterizado por manchas acastanhadas no rosto, pescoço e colo. Apesar de já termos algumas opções de tratamento para o melasma, o Congresso de Cirurgia Dermatológica de Goiânia apresentou uma novidade: o MMP. Vamos entender o que é e como funciona:

Primeiro vamos recapitular algumas informações sobre o melasma, mas você pode ler também o artigo completo sobre o assunto aqui.


Não há uma causa definida para o melasma, que pode estar relacionado ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar. O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética também influencia no surgimento do melasma. O tratamento normalmente envolve o uso de laser e peeling químico.

Mas a novidade que eu trouxe do Congresso de Cirurgia Dermatológica de Goiânia, que aconteceu no início de maio, é o tratamento de Melasma com a técnica de M.M.P. Facial.

O MMP ® é uma forma de tratamento muito versátil com o qual podemos tratar várias doenças de pele, cabelo e unhas, além de alterações estéticas como melasma, rugas e fotoenvelhecimento em geral. Usamos uma máquina similar àquela de fazer tatuagem para introduzir um ativo na pele por microagulhamento, evitando ingestão de remédios por via oral.

A máquina é pequena, simples e funciona como um motor vibratório, no qual podemos acoplar uma ponteira agulhada que penetra na profundidade da pele. No caso do tratamento do melasma , são usados medicamentos  com ação clareadora, como o ácido tranexâmico e a vitamina C.  São realizadas aplicações mensais com excelentes resultados.

Porém, é muito importante lembrar que melasma é uma doença crônica e exige tratamento constante.

Não há cura definitiva e nem clareamento completo. Por isso, a prevenção é fundamental. Use filtros solares, chapéus e evite exposição a ao sol entre 10h e 16h, quando a incidência dos raios UV sobre a terra é maior. 

Se você tem melasma, converse com seu dermatologista sobre o M.M.P. Facial. Ele pode lhe ajudar a tratar essas indesejáveis manchas na pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *