Já fez um tricograma digital?

Depois de entender os tipos de queda de cabelo, vamos saber como se faz um diagnóstico de queda de cabelo, que inclui um exame clínico detalhado com a história completa de doenças prévias e uso de medicamentos. Além disso, costumamos pedir exames de sangue para descartar outras patologias e um exame específico para avaliar o tipo de queda de cabelo: o tricograma digital.

O tricograma digital é um exame que analisa o cabelo e pode detectar alterações no seu ciclo biológico, podendo ser usado para o diagnóstico das doenças que atingem o couro cabeludo. Além disso, serve como parâmetro na avaliação dos tratamentos indicados.

É um método que determina o número de fios de cabelo, sua densidade e quantifica a proporção deles nas diferentes fases de seu crescimento. É um método rápido e indolor. Realizamos o corte do cabelo em uma pequena área de 1 cm² e após 3 dias é efetuado o registro microscópico e análise dos fios.

Esse procedimento auxilia da identificação de diversas alterações capazes de alterar o crescimento dos fios como a alopécia androgenética e o eflúvio telógeno, por exemplo.

Além de oferecer um diagnóstico mais preciso, o tricograma digital pode ainda ser utilizado após o início do tratamento local ou sistêmico para avaliar sua resposta. Eu costumo fazer esse exame no consultório com bastante sucesso no diagnóstico. Lembrando que queda de cabelo tem tratamento e a tecnologia é uma grande aliada!

3 comentários em “Já fez um tricograma digital?”

  1. Olá…
    Preciso urgente detectar minha causa de queda de cabelo .. e de um tratamento eficaz para meu problema.
    Trabalho em osasco … quero muito fazer algum procedimento mais profundo.. para melhorar essa situação.
    Que esta me incomodando muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *