Pele linda na gravidez? Sim, é possível!
Assim como o resto do corpo, a pele – maior orgão do corpo humano -, sofre muitas modificações durante a gravidez. Acne, celulite, manchas e espinhas se tornam problemas frequentes e frustram muitas futuras mamães. Por isso, pensando na autoestima de quem está gerando uma vida, eu preparei algumas dicas que vão ajudar a viver essa fase tão importante com plenitude.
Para evitar ou conter o melasma
Aquelas manchas escuras que aparecem pelo corpo na gravidez podem ser evitadas ou diminuídas sim. Um dermatologista de sua confiança póderá indicar um tratamento com substâncias que não apresentem contraindicação além de um bom protetor solar como forma de prevenção. No pós-parto, estão liberados tratamentos como peeling e laser fracionado para eliminar as manchinhas. Mas só após o parto!
Estria tem jeito?
A maioria das grávidas sofre com as estrias que surgem na barriga e seios principalmente, por causa da distensão da pele, mas também na região interna das coxas e flancos. Para prevenir, é importante hidratar muito a sua pele e controlar o ganho de peso. Mas, se você já ganhou as estrias (isso acontece também por predisposição genética), no pós-parto é possível fazer tratamentos que rendem ótimos resultados como peeling com ácido retinóico e microagulhamento. Não se desepere!
Posso fazer limpeza de pele?
Sim, limpeza de pele liberada! Quem não gosta de estar sempre com uma pele de pêssego? Durante a gestação não é diferente e não existem contraindicações para esse procedimento.
Vamos cuidar dos mamilos?
Uma das maiores queixas das mulheres no pós-parto é a dor nos mamilos por causa da amamentação. Eles costumam rachar durante a amamentação na primeira gestação e, para que isso não aconteça, eu sugiro começar uma esfoliação leve e diária, ainda na gravidez, com uma esponja como forma de “engrossar” a pele e prepará-la para a sucção do bebê. É importante lembrar que muitas mulheres passam pela amamentação sem esse trauma. Mas, se acontecer com você, saiba que é absolutamente comum.
E para desinchar, o que fazer?
Drenagem linfática é uma maravilha para desinchar e não tem contraindicações. Uma boa drenagem alivia os inchaços causados pelos hormônios que são liberados na gravidez, eliminam líquidos e proporcionam bem-estar, mas lembre-se: é muito importante fazer com um profissional de sua confiança!
Seguindo essas dicas, você vai ser uma mamãe linda e feliz!