A força que vem dos alimentos
É como nossas mães e avós diziam: coma bem para ficar forte e saudável. Sim! O conselho sábio vale para o nosso corpo todo, incluindo a saúde, beleza e viço da pele, dos cabelos e das unhas. Que tal entender de uma vez por todas que a nossa energia vem dos alimentos? E que comer de maneira balanceada pode ser a melhor forma de tratar a sua pele e seu corpo?

Para começar, é importante saber que tudo o que a gente come interfere também nos nossos cabelos, pele e unhas. Assim, para cuidar da saúde da pele e dos cabelos, o ideal é comer legumes, hortaliças e frutas, alimentos que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele. Frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, a mexerica, o limão e a cereja, entre outras, e vegetais, como o brócolis, o repolho e a cenoura, são bons exemplos.
Ah, e você sabia que alguns alimentos ajudam o cabelo a crescer?
Carne, peixe, leite, ovos e iogurte, ricos em proteína, colaboram para que os fios cresçam mais fortes e bonitos. Já os frutos do mar são alimentos ricos em zinco que estimulam a produção de elastina e colágeno, trazendo resistência aos fios.
A soja é outro alimento que deve ser adicionado à dieta saudável. Ela é rica em isoflavonas – substâncias que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele. E você pode consumir junto castanhas, nozes e amêndoas, que são ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, importantes aliados para manter a pele saudável e bonita.
Beba água sempre!
Durante o inverno, é muito comum que as pessoas diminuam a ingestão de líquidos, um erro brutal. Manter a ingestão de água é extremamente importante para conservar a hidratação da pele e de todo o organismo que, naturalmente, fica debilitado por causa do clima frio. Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica. Para pessoas que têm dificuldade em tomar água durante esta estação, uma dica: ingerir chás claros ou de frutas, dividindo a quantidade indicada para um dia, que é de dois litros, entre água e chás. Assim, o consumo torna-se mais prazeroso.
E quando os suplementos são necessários?
Além de uma boa alimentação, muitas vezes precisamos também lançar mão de suplementação para melhorar principalmente a saúde das unhas e dos cabelos. Foi o que constatei nas ultimas atualizações científicas das quais participei recentemente: o Simpósio de Terapêutica Capilar e o Teraderm, ambos ocorridos em julho em São Paulo.
Isso porque, nem tudo o que comemos é completamente aproveitado pelo nosso corpo, que nem sempre tem a capacidade de absorver todos os nutrientes ingeridos na alimentação.
Mas, lembre-se: suplemento é um conjunto de substâncias (vitaminas, minerais ou outros nutrientes) que servem para complementar sua dieta quando a ingestão natural desses componentes no dia a dia anda insuficiente. Para isso, é preciso que haja orientação de um profissional especializado, pois os excessos podem ser tão ruins quantos as deficiências.