Como tratar a psoríase

Quem tem psoríase sabe o quanto é incômodo do ponto de vista físico e emocional. Apesar de não ter cura, essa doença de pele, que não é contagiosa, pode ser controlada com o tratamento adequado, para que o paciente recobre a autoestima e a a qualidade de vida.

Primeiro vamos entender o que é psoríase

A psoríase é uma doença inflamatória da pele, crônica, não-contagiosa e relativamente comum. Sua causa ainda é desconhecida e não tem cura, mas sabemos que está relacionada ao sistema imunológico. Ela apresenta características como lesões avermelhadas e descamativas que aparecem, em geral, no couro cabeludo, cotovelos e joelhos.


Um dos maiores problemas que as pessoas com psoríase enfrentam, por incrível que pareça, é o preconceito. Muita gente acha que a doença é contagiosa, mas isso é mito. E quem sofre com o problema muitas vezes acaba cobrindo as partes do corpo afetadas para esconder as manchas, o que acaba afetando também a parte emocional. E, por isso, eu recomendo aos meus pacientes que têm psoríase que também façam um acompanhamento psicológico.

Como detectar a psoríase

Os sintomas variam de paciente para paciente, mas podem incluir manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas, pequenas manchas brancas ou escuras, pele ressecada e rachada, coceira, queimação e dor, unhas grossas, sulcadas e descoladas, inchaço e rigidez nas articulações, no caso da artrite psoriásica. Lembrando que é importante procurar um dermatologista, que poderá fazer o diagnóstico correto.

O que causa a psoríase

As causas da doença podem ser genéticas, mas fatores psicológicos e estresse devem ser considerados na hora do diagnóstico. A exposição ao frio, o uso de certos medicamentos ou a ingestão de bebidas alcoólicas podem piorar o quadro.


Como tratar a psoríase

O tratamento da Psoríase vai variar de acordo com o grau e a evolução dos sintomas no paciente. O tratamento tópico – aquele com cremes e pomadas – é indicado para os casos mais leves. Já o sistêmico – com base em medicamentos orais ou injeções, como os chamados medicamentos imunobiológicos – serve para os casos de psoríase de moderada a grave. Há ainda terapias auxiliares, como é o caso da Fototerapia – que utiliza a luz ultravioleta como forma de atenuar os sintomas.

Uma alimentação balanceada e a prática de atividade física podem ajudar na melhor qualidade de vida e autoestima do paciente. E é fundamental não interromper o tratamento sem o aval do médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *