Cabelos, para que vos quero!

Se tem uma coisa que é unanimidade, ou quase, é o desejo por ter cabelos bonitos. Homens, mulheres, jovens, idosos, todos se preocupam com a cabeleira, de preferência, vasta e brilhosa. Mas para ter cabelo bonito precisa cuidar e isso significa gastar um pouco de tempo com os cuidados dos fios. Vamos ver como?

Sabe quando você pega o cabelo e vê pontas duplas? Então, isso significa que a cutícula dos fios está danificada. Outras queixas são cabelos porosos, difíceis de pentear, quebradiços e eriçados. Quando os fios estão saudáveis conseguem preservar as moléculas de água e proteína seladoras em seu interior, ficando maleáveis, hidratados e com brilho.

Nos cabelos danificados, as cutículas permanecem abertas e isso faz com que o fio perca umidade, brilho e resistência. Aqueles quimicamente tratados ficam hidrófilos ou porosos, ou seja, a capacidade de armazenar água em seu interior é maior do que a dos fios normais.

Cabelo limpo é cabelo saudável

A higiene dos cabelos é essencial para mantê-los saudáveis. Usar produtos adequados para o seu tipo de cabelo, que não causem alergias e ressecamentos, é uma tarefa muitas vezes árdua.  Para escolher o melhor produto é preciso entender sua função:

 Xampus: responsáveis por limpar os fios, retiram a oleosidade, o suor, a descamação das células do couro cabeludo, os resíduos de poluição e de outros produtos capilares. Além disso, também proporcionam brilho, maciez, retiram a eletricidade estática dos fios e facilitam o pentear. Os principais componentes do xampu são detergentes ou tensoativos, estabilizadores de espuma, condicionadores, conservantes, agentes corretivos, fragrâncias e corantes. Ativos complementares podem ser adicionados aos produtos para direcionar sua ação, seja controladores de oleosidade, hidratantes e substâncias anti-inflamatórias, entre outros.

Não existe uma regra quando se fala de higiene capilar, depende do tipo de cabelo e da região onde você mora. Isso porque existem fatores individuais e ambientais que influenciam na oleosidade e ressecamento dos fios. Em regiões mais úmidas, Rio de Janeiro, por exemplo, as pessoas podem lavar os cabelos todos os dias, especialmente aquelas que têm a raiz oleosa e fios finos. Idade e etnia também contam. Pessoas mais maduras, mulheres na pós-menopausa, negras e aquelas com cabelos secos, em geral, lavam menos, pois o sebo não se distribui uniformemente da raiz à haste, seja pela baixa produção ou pelo formato do fio ser encaracolado.

Uma pessoa com o couro cabeludo oleoso que fique sem lavá-lo por um período tem a tendência de que ele fique ainda mais oleoso, com aspecto nada bonito. Isso pode até mesmo favorecer o surgimento da dermatite seborreica nas pessoas que têm essa tendência. Se uma pessoa com cabelos secos lavá-los mais do que deveria, a tendência é que fiquem ainda mais ressecados, com aquele efeito frizz (arrepiado). Além disso, é importante evitar o excesso de detergente que os xampus contêm.

A maioria dos laboratórios que comercializam xampus recomenda duas aplicações do produto. A primeira funcionaria para tirar o grosso dos resíduos superficiais e a segunda para lavar o couro cabeludo. Porém, a maioria das pessoas faz só uma aplicação.  Como o nível de detergência de grande parte dos xampus é muito alto, para os pacientes com cabelos mais secos, ou muitas vezes quimicamente tratados, uma lavagem é suficiente.

Uma coisa importante: dê mais atenção ao couro cabeludo na hora da higienização. Aplique o xampu especialmente nessa região que, em seguida, massageie ainda com o produto. O ideal é que o xampu permaneça ali, em geral, por dois a três minutos. Na sequência, ele vai descendo e removendo os resíduos que ficam no comprimento dos cabelos até a ponta.

Condicionadores: são usados após a lavagem e têm a função de neutralizar as cargas negativas dos fios, reduzindo o frizz, melhorando o pentear e a maciez. Os principais componentes são detergentes catiônicos, formadores de filme, derivados de proteínas e silicones.

Substâncias modeladoras, géis e fixadores sem álcool, desde que de boa qualidade, não prejudicam os fios e não causam queda de cabelo, desde que não sejam usadas diariamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *