Cesta Básica da quarentena

Alimentação saudável é importante todos os dias, mas as orientações a seguir, de Simone Silva, nutricionista da Clínica Simone Neri, vão ajudar você a passar pela quarentena saudável e de bom humor. Confira:

O período de quarentena é crucial neste momento. Supondo que você não queira pedir lanches e pizzas todos os dias para sua família – pois, além de não ser saudável você também vai enjoar de comer fast food o tempo todo – então quais alimentos comprar?

O importante é aproveitar esse tempo em casa e planejar antes de sair às compras, até mesmo para diminuir o tempo de exposição na rua. Siga esses passos:

1. Verifique o que já possui no armário, geladeira e freezer e anote.

2. Planeje quais refeições deseja preparar neste período. Envolva a família no planejamento, assim todos podem escolher um prato e ter seu nome no cardápio; as crianças vão adorar!

3. Vá ao supermercado com a lista nas mãos, faça escolhas práticas, opte por alimentos coringas, que tenham vida longa e que sejam fáceis de combinar e variar entre as refeições. Alguns exemplos:

Arroz e feijão (além de serem a base das principais refeições, trazem saciedade, assim ingerimos menos calorias na refeição e ao longo do dia), macarrão, aveia, grãos integrais, enlatados como atum e sardinha, produtos lácteos, frutas e legumes que tenham uma durabilidade maior (maçã, laranja, batata, abóbora, cenoura e beterraba), brócolis ( já pode ser cozido e congelado, assim dura mais).

Lembre-se:

Não é hora de experimentar novas receitas complexas, com vários ingredientes. Faça refeições simples e saborosas;

Se você já comprou vária pizzas congeladas e lanches individuais, calma. Programe o dia específico para comê-los, por exemplo, a Noite da Pizza. Nos demais dias siga a alimentação normal, afinal, tudo isso irá passar e a hora de correr atrás do prejuízo vai chegar – por isso, é bom evitar os quilos a mais na balança;

Não estamos no fim do mundo, você não precisa acumular comida para um ano, os supermercados estão abastecidos e a questão é só evitar ir até lá desnecessariamente. Apenas fique atento aos alimentos básicos e faça suas compras com sensatez e boas escolhas.

Com planejamento e boas escolhas, a quarentena vai passar rapidinho e o seu bem-estar e a sua saúde vão lhe agradecer!

Simone Silva – Nutricionista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *