Terapia de reposição hormonal na menopausa: Fato ou Fake?

fato ou fake

Entre aproximadamente 40 e 60 anos de idade, as mulheres vivenciam uma experiência complexa, denominada climatério : uma síndrome que se instala gradualmente de sintomatologia variável.
Sintomas mais comuns : fogachos, insônia, depressão, variação do humor, Falta de memória , ressecamento vaginal, distribuição central da Gordura corporal , diminuição da libido dentre outros.
Há maior risco de fraturas (osteoporose), doenças cardiovasculares, e doenças degenerativas do cérebro , como o mal de Alzheimer.

A terapia de Reposição Hormonal, quando bem indicada , poderá previnir as complicações acima , inclusive melhora da qualidade de vida.

Devemos optar pela menor dose de estrogênio efetiva , com esquemas e tipos de associação hormonal (estrógenos e progesterona) mais próximos possível do fisiológico.

O esquema cíclico sequencial ( uso de estrogênio seguido de progesterona 22 dias por mês) é o mais recomendado , e faz as menstruações voltarem encafuam casos.
O esquema continuo pode ser feito em mulheres que enfaticamente se recusam a menstruar.
A via oral poder ser a preferida , porém aumenta o risco de fenômenos trombo embolicos.

A duração dependerá dos objetivos, devendo ser avaliada periodicamente , levando em conta Indicação Versos Contra indicação . A decisão da descontinuação da terapia deve ser individual , lembrando que o uso prolongado não aumenta significativamente o risco de câncer de mama.
Devemos priorizar a individualização do tratamento , pois cada mulher , assim como as rosas , é única em sua essência e necessidades.


Vamos nos despir de todo o preconceito sobre o tema e testar nossa “cultura Hormonal “?

1. TERAPIA HORMONAL PROVOCA CÂNCER DE MAMA:

❌ FAKE: PARA MULHERES NA PÓS MENOUPAUSA, MENORES DE 60 ANOS, OU MENOS DE 10 ANOS DECORRIDOS DESDE A ÚLTIMA MENTRUAÇÃO COM ALGUM SINTOMA VASOMOTOR OU DE CLIMATÉRIO, QUE APRESENTAM BAIXO RISCOS CARDIOVASCUAR E PARA CÂNCER DE MAMA, SEM CONTRA INDICAÇŌES, ENCONTRAM-SE APTAS A TH COM ESTROGÊNIO E PROGESTERONA PARA AS MULHERES COM ÚTERO, E APENAS ESTROGÊNIO NAQUELAS SEM ÚTERO. O RISCO DE DESENVEOLVER SE CA DE MAMA COMEÇA EM MÉDIAS 7 ANOS APÓS SEU INÍCIO.
O RISCO É MENOR COM PROGESTERONA MICRONIZADA, USADA DE FORMA INTERMITENTE

2. PROTEGE CONTRA DOENÇAS CORONARIANAS:

✅ FATO: Estrogenioterapia não aumentam o risco de doenças cardiovasculares em mulheres que iniciam seu tratamento antes de 60 anos, possivelmente podendo haver redução desse risco.

3. ESTÁ ASSOCIADA AO RISCO DE TROMBOEMBOLISMO VENOSO

✅ FATO: IDADE E A OBESIDADE PARECEM SER OS PRINCIPAIS DETERMINANTES DE TROMBOSE E EMBOLIA PULMONAR, SENDO A INCIDÊNCIA REDUZIDA EM MULHERESES ENTRE 50 – 59 ANOS, E NAS MAIS MAGRAS. AS FORMULAÇŌES TRANSDÉRMICAS SÃO AS MAIS SEGURAS.

4. CAUSA CÂNCER ENDOMETRIAL

❌ FAKE: A TERAPIA COMBIANDA ENTRE TIPOS ESPECÍFICOS DE ESTROGÊNIO E DE PROGESTERONA FOI ASSOCIADO A UMA REDUÇÃO DE 35% DE CÂNCER ENDOMETRIAL EM MULHERES ENTRE 50 – 59 ANOS. LEMBRANDO : TAL ACHADO PODE DEPENDER DA DOSE, REGIME E TIPO DE COMBINAÇÃO USADOS.

5. PROTEÇÃO CONTRA DIABETES TIPO 2 E DISLIPIDEMIAS:

✅ FATO: REDUÇÃO DA PREVALÊNCIA DE DIABETES TIPO 2 EM 14 – 19% NAS PACIENTES USUÁRIAS DO ESQUEMA COMBINADO. O ESTROGÊNIO VIA ORAL TAMBÉM FAVORECE O PERFIL LIPÍDICO (COLESTEEROL), REDUZINDO AS TAXAS DE LDL EM ATÉ 10%, O QUE CONFERE PROTEÇÃO CARDIOVASCULAR.

6. CAUSA GANHO DE PESO:

❌ FAKE: AO CONTRÁRIO DO QUE SE PENSA, A REPOSIÇÃO HORMONAL NÃO CAUSA GANHO DE PESO, PODENDO EVENTUALMENTE LEVAR A MENOR REDISTRIBUÍÇÃO DE GORDURA ABDOMINAL. CENTRAL.ENTRETANTO , O TRATAMENTO DE TH NÃO DEVE SER INDICADO SOMENTE COM ESTE OBJETIVO

Dra. Rafaela Cordeiro
Médica Endocrinologista
CRM 137.900
Rqe 77743

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *