Verão é época de calor, diversão e micoses

micose

Micoses são infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. São particularmente frequentes nos trópicos, onde existem condições ideais de calor e umidade necessárias para o desenvolvimento dos fungos. Com a chegada do verão é preciso redobrar a atenção e os cuidados para não sofrer com o problema, já que nessa época o uso frequente de piscinas, vestiários, alicates não esterilizados nos salões de manicures e, até o ato de andar descalço são algumas práticas usuais e podem ser a porta de entrada para esse “bichinho” inconveniente.

A micoses superficiais mais frequentes nesta época do ano são a pitiríase vesicolor, as tineas, a candidíase e as onicomicoses. A pitiríase versicolor é também conhecida como micose de praia ou pano branco, e é causada por fungos do gênero Malassezia.


Já as tineas (tinhas) são doenças causadas por um grupo de fungos que vive às custas da queratina da pele, pelos e unhas. Estes fungos podem ser zoofílicos (encontrados em animais), geofílicos (encontrados no solo) e antropofílicos (encontrados nos homens).

A candidíase é uma infecção causada pelo fungo chamado cândida e pode comprometer isoladamente a pele, as mucosas e as unhas. É um fungo oportunista, assim, existem situações que favorecem seu desenvolvimento, como baixa da imunidade, o uso prolongado de antibióticos, a diabetes e situação de umidade e calor.


Um dos fungos mais difíceis de ser curando é o tricophyton rubrun, causador da onicomicose. Ele se alimenta da queratina, proteína que forma a maior parte das unhas. Geralmente, as unhas dos pés são as mais afetadas por enfrentarem ambientes úmidos, escuros e quentes com maior frequência do que as das mãos.

Nas unhas das mãos geralmente ocorre o descolamento das bordas que se inicia pelos cantos. O espaço fica oco, podendo acumular restos de queratina e bactérias, além dos fungos. O aspecto é amarelado ou esbranquiçado. Porém, nem toda unha que está descolada sofre de micose é preciso uma avalição médica para obter o diagnóstico.

Tratamentos

Os tratamentos das micoses variam de acordo com o diagnóstico e a extensão das lesões, podendo ser indicado produtos de uso tópico e até mesmo medicamentos orais. Na suspeita de micose procure um médico dermatologista. Ele possui treinamento especializado e atualizado para diagnosticar e tratar as micoses. Lembre-se que remédios caseiros são indicados e podem prejudicar a saúde.

Prevenção

Os hábitos higiênicos são importantes na prevenção das micoses. Seque muito bem o corpo após o banho, principalmente as dobras como, por exemplo, axilas, virilhas e os dedos dos pés. Evite andar descalço em locais que sempre estão úmidos, como vestiários, saunas e lava-pés de piscinas. Não sente ou deite-se ao redor de piscinas e sempre leve sua própria toalha para forrar cadeiras de praia ou piscina, que são de uso coletivo. Não fique com roupas molhadas por muito tempo.

Não compartilhe toalhas, roupas, escovas de cabelo e bonés porque esses objetos podem transmitir doenças. Não use calçados fechados por longos períodos e opte pelos mais largos e ventilados. Principalmente em dias quentes, evite roupas muito quentes e justas e aquelas feitas em tecidos sintéticos porque não absorvem o suor e prejudicam a transpiração da pele.

Use luvas para realizar os serviços domésticos como, por exemplo, a lavagem de louça e limpeza pesada com produtos agressivos porque as unhas amolecem quando ficam úmidas por muito tempo e podem se tornar fracas e quebradiças.

Faça a higiene diária das unhas e hidrate as cutículas. O ideal é evitar removê-las porque são a proteção contra a entrada de fungos e bactérias. No salão de beleza, use somente o próprio material de manicure.

Riscos

Os riscos de uma micose para a saúde dependem das condições do indivíduo. Uma micose não tratada pode ser um risco muito grave à saúde de pessoas com histórico de patologias como AIDS e câncer. Essas pessoas, que já estão com a imunidade baixa, quando expostos à fungos e bactérias podem ter seus órgãos acometidos por complicações que levam ao óbito.

Portanto, independentemente do seu estado de saúde, se suspeitar de micose procure auxílio médico. Os médicos dermatologistas possuem treinamento especializado e atualizado para diagnosticar e tratar as micoses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *