Queda de Cabelos: O Que Fazer?

Queda de cabelo: Um problema que atinge homens e mulheres, e que compromete muito a autoestima. Saiba o que fazer.

Queda de cabelos

Quando os cabelos começam a cair bate um desespero que compromete a autoestima de qualquer pessoa. O couro cabeludo tem em média 150 mil fios e, é natural a perda de até 100 fios diariamente. De acordo coma a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 80% dos homens terão queda de cabelo até os 70 anos, e 30% das mulheres até os 50 anos. 

Mas alguns estudos recentes indicam que 10% dos casos estão acontecendo antes do homem atingir 20 anos; de 20% a 30% entre os 20 e 30 anos; e de 60% a 70%, após os 40 anos. Mas quais as causas da perda dos cabelos e o que fazer quando acontece?

De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, dos 2 bilhões de pessoas que sofrem de calvície, no mundo, mais de 100 milhões são mulheres e no Brasil, o problema acomete em média 40% da população feminina.

Nos homens o principal fator que causa a queda de cabelos está ligado a hereditariedade. Um homem, cujo pai, avô ou tios tiveram queda de cabelos, tem 25% de probabilidade de desenvolver a calvície na juventude e 50% a partir dos 40 anos. Outros fatores que podem influenciar a calvície masculina são a carências de vitaminas e estados inflamatórios do organismo. 

Em mulheres as causas mais comuns são: carência de vitaminas, doenças infecciosas e autoimunes, infecções no couro cabeludo, alterações hormonais, menopausa e gravidez. Alguns medicamentos como os usados em tratamentos de câncer, artrite, depressão, problemas cardíacos e pressão alta também podem levar à queda de cabelo em ambos os sexos e o estresse é um agravante a todas essas possibilidades. 

Assim que você perceber uma queda incomum procure um dermatologista, que irá investigar e escolher a melhor opção terapêutica para cada caso. Entre os tratamentos estão os medicamentos tópicos e orais e a técnica MMP Capilar, com a aplicações de injeções (intradermoterapia) juntamente com a aplicação de lasers vão estimular o crescimento do fio. Em casos extremos, o paciente pode recorrer ao implante capilar. 

Na Clínica Simone Neri, o MMP®, ou microinfusão de medicamentos na pele, é um tratamento muito indicado. Nele é utilizado um aparelho com microagulhas que permite a infusão de medicamentos dentro da pele.

A perfusão é realizada pela máquina com microagulhas, em um movimento de vai e vem e com profundidade controlada, tornando a absorção mais rápida, uniforme e precisa. As agulhas são imersas nos medicamentos estéreis, que são infiltrados no couro cabeludo e na pele, oferecendo uma ação muito mais eficaz.

O sangramento é bem superficial, quase inexistente.

A maior indicação do MMP hoje é nas alopecias (queda de cabelo). Podendo tratar eflúvio telógeno (queda acentuada dos fios) e até mesmo alopecia androgenética (calvície) e a alopecia areata (queda repentina de cabelo que começa com uma ou mais áreas calvas circulares e podem se sobrepor).

Em cada situação escolhemos as medicações adequadas para infiltrar diretamente toda a área afetada do couro cabeludo. A mescla de medicamentos é definida pelo especialista, e varia de acordo com as necessidades do paciente.

Vitaminas, fatores de crescimento e bloqueadores enzimáticos podem ser usados em conjunto ou isoladamente, a fim de obter os melhores resultados em cada caso, a depender do diagnóstico.

Além da ação da medicação utilizada, há o efeito do microagulhamento, estimulando o metabolismo do couro cabeludo e a liberação de fatores de crescimento. Isso acontece porque as agulhas provocam pequenas lesões na superfície, gerando um leve sangramento.

O número de sessões varia de acordo com a necessidade e o problema a ser tratado. O intervalo entre cada uma delas deve ser de, no mínimo, um mês. Por isso, geralmente são realizadas em intervalos mensais. Além disso, podemos realizar antes das sessões de MMP, uma sessão de Fotobiomodulação com Capacete de Led, que aumenta a permeabilidade das células e melhora a penetração dos medicamentos que serão injetados por microinfusão.

Que cuidados devem ser tomados após o procedimento?

Em virtude das microlesões causadas pelas agulhas, é possível o paciente apresentar inchaço, vermelhidão e pequenas crostas no local, as quais desaparecem em alguns dias. Sendo assim, embora possa retomar as atividades diárias normalmente após a aplicação, são recomendados alguns cuidados, como:

• não lavar o cabelo no dia do procedimento, podendo usar o xampu de costume após o primeiro dia;

• evitar exposição solar durante o processo inflamatório, ou seja, 2 a 3 dias após a aplicação;

• suspender o uso de medicamentos tópicos para a queda de cabelos por até 48h após a sessão;

Em ambos os sexos os resultados dos tratamentos costumam ser muito satisfatórios dependendo do diagnóstico. É sim possível reverter muitos tipos de queda de cabelos com os tratamentos personalizados. Cada queda tem sua causa, e cada causa o seu tratamento específico. Por isso, é imprescindível consultar um dermatologista para que seja realizada uma boa dermatoscopia do couro cabeludo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *