Mulheres e os tipos de pele: As diversidades que as tornam únicas

As mulheres possuem características diversas, uma prova disso, são vários tipos de pele, que cada uma possui e que vai muito além da etnia. As diferenças de pele se apresentam de acordo com o grau de oleosidade, o que é um desafio, para nós, na hora de escolher o skincare mais adequado. Neste 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, trouxemos algumas dicas para você conhecer e cuidar da sua pele.

As mulheres não são um grupo homogêneo, elas reúnem características diversas como, por exemplo, cultural, orientação sexual, idade, credo, etnia, cor da pele, além de outras características físicas que faz de cada mulher um ser único. Uma prova disso, são os vários tipos de pele, que elas apresentam e vai muito além da etnia.

As diferenças de pele se apresentam de acordo com o grau de oleosidade, o que é um desafio na hora de escolher o skincare mais adequado para cada mulher. Neste 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, trouxemos para você algumas dicas para conhecer e cuidar melhor da sua pele.

Pele Normal

A pele normal apresenta uma textura saudável e aveludada. Ela produz gordura na quantidade certa e sem excesso de brilho ou ressecamento. Normalmente, quem tem esse tipo de pele apresenta poros pequenos e pouco visíveis. O Skincare da pele normal requer sabonetes neutros e cremes hidratantes sem óleo.

Pele Seca

Esta pele perde água em excesso, tem poros poucos visíveis, pouca luminosidade e, é mais propensa à descamação e vermelhidão. Por ser mais seca, as pequenas linhas e fissuras ficam mais visíveis. Fatores genéticos ou hormonais, como menopausa e problemas na tireoide podem tornar uma pele seca. Condições ambientais, como o tempo frio e seco, o vento e a radiação ultravioleta, banhos demorados e água quente, também podem provocar o ressecamento. Esta é uma pele que precisa de cremes hidratantes ou óleos vegetais para uma hidratação eficaz. Além disso, é preciso ficar longe dos produtos à base de álcool, eles ressecam ainda mais a pele.

Pele Oleosa

A pele oleosa tem um aspecto brilhante e espesso devido ao excesso na produção de sebo. Além da herança genética, contribuem para a oleosidade alguns fatores hormonais, o excesso de sol, o estresse e uma dieta rica em alimentos com alto teor de gordura. Esta pele apresenta poros dilatados e, é propensa à formação de acne, cravos e espinhas. A pele oleosa precisa de loções de limpeza neutras à base de extratos vegetais. Além disso, é preciso evitar o usar de maquiagem pois, pode ocorrer o entupimento dos poros, que favorecem a formação de cravos e espinhas.

Pele Mista

No Brasil, a pele mista é a mais comum. Ela apresenta aspecto oleoso e poros dilatados na “zona T” (testa, nariz e queixo), também pode apresentar acne nesta região, mas é seca nas bochechas e extremidades. Neste caso é preciso usar uma loção de limpeza na região mais oleosa e cremes hidratantes no restante do rosto.

Lembre-se que todos os tipos de pele devem ser hidratadas e precisam de proteção solar. Procure escolher um hidratante e um filtro solar de acordo com o seu tipo de pele. Para não ter erro na escolha dos produtos e manter a pele linda em todas as estações do ano, o ideal é consultar um médico dermatologista. Ele vai avaliar e ajudá-la a conhecer o seu tipo de pele, além de indicar os produtos mais adequados para cada uma. Feliz Dia Internacional da Mulher!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *