Como construir uma longevidade com saúde e qualidade de vida?

A longevidade média da população cresceu muito no último século e cada vez mais as pessoas chegam e até ultrapassam os 100 anos de idade. Mas como construir a longevidade com saúde? Envelhecer com saúde significa manter a sensação de bem-estar e prevenir tudo o que possa levar ao adoecimento.

Envelhecimento e longevidade são dois conceitos correlacionados, mas que tem significados diferentes. Segundo o dicionário longevidade é um substantivo feminino, que significa duração da vida mais longa que o comum; já a palavra envelhecimento é um substantivo masculino, que significa ato ou efeito de tornar-se velho.

O envelhecimento está associado a mudanças nos processos biológicos, fisiológicos, ambientais, psicológicos, comportamentais e sociais do ser humano, que são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas e degenerativas.

Mesmo diante destes fatores, muitos dos quais podem ser prejudiciais, a longevidade média da população mundial cresceu muito no último século. É cada vez maior o número de pessoas que chegam e até ultrapassam os 100 anos de idade. Devido as novas tecnologias e avanços da medicina, a tendência é que haja um aumento progressivo na longevidade humana. Mas como construir essa longevidade com saúde e qualidade de vida?

A qualidade de vida pode ser subjetiva porque ela depende da percepção que cada pessoa tem sobre o que é felicidade, mas em geral está associada a uma vida ativa com atividades físicas e bons relacionamentos sociais. Portanto, para construir uma vida longa, saudável e frear o envelhecimento das células é preciso manter bons hábitos e atitudes simples. Abaixo seguem algumas dicas que vão te ajudar nesta jornada:

–  Beba Água: Somos compostos por 60% a 65% de água, mas como perdemos líquidos por meio da urina e suor, é preciso repor essa água. Leve com você uma garrafinha com água e adquira o hábito de beber, em média, 2 litros por dia. Lembre-se que refrigerante, sucos (industrializados ou não) não são água. É preciso beber água.

– Exercite-se: Estudo divulgado pela The Harvard Gazette concluiu que 75 minutos de caminhada por semana por aumentar em 1 ano e 8 meses a expectativa de vida e a disposição em pessoas com mais de 40 anos, além de reduzir em 19% o risco de mortalidade.

– Evite Alimentos Industrializados: Para ter um corpo equilibrado e saudável é preciso ter uma alimentação saudável. Portanto, evite a ingestão de produtos industrializados, químicos, corantes, conservadores, farináceos e alergênicos. Procure investir em alimentos naturais como frutas, verduras e alimentos feitos em casa.

Vegetais verde-escuros como couve, espinafre, agrião e brócolis são ricos em ácido fólico (vitamina B9) e protege o DNA das células de degenerações, previne diferentes tipos de câncer; fortalece o sistema imunológico; previne doenças do coração porque mantém a saúde dos vasos sanguíneos; e reduz a homocisteína, aminoácido presente no plasma do sangue que é ligado a episódios de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto.

– Cuide da Higiene Bucal: A saúde bucal está intimamente ligada a uma longevidade saudável. As bactérias bucais que provocam inflamações na gengiva podem cair na corrente sanguínea, elevando em 72% o risco de doenças cardiovasculares. Evitar doenças orais reduz os riscos de doenças do coração.

– Durma Bem: Um sono reparador é essencial para a saúde física e mental. Noites mal dormidas resultam em cansaço e podem provocar doenças cardíacas, câncer e problemas de memória, comprometendo as funções metabólicas e endócrinas. Procure dormir entre 7 e 8 horas por noite. 

– Vacinas: Mantenha em dia o cartão de vacinas. Algumas requerem reforços regulares, como a antitetânica (a cada 10 anos), além das que são incorporadas ao calendário e ficam disponíveis para toda a população como, por exemplo, hepatite B, febre amarela, gripe (influenza), herpes zoster e pneumococos (pneumonia). As vacinas são medidas simples de serem incorporadas e garantem a manutenção da saúde.

– Vida Social e o Controle do Estresse: Lembre-se que o que não tem remédio, remediado está! Procure ler bons livros, assistir comédias, vá ao parque e ande ao ar livre, mantenha uma vida social ativa, faça palavras-cruzadas ou brinque com jogos de tabuleiro. Atividades lúdicas tendem a manter o estresse sob controle. Além disso, atividades que exercitam o cérebro podem contribuir com resultados diretos na longevidade e evitar doenças degenerativas como o Alzheimer. 

Lembre-se que o ser humano foi criado para socializar e, é fundamento que você realize atividades em grupos. Participe de centros de convivência, clubes ou igrejas, tenha amigos e familiares próximos,

– Evite cigarros e controle a ingestão de bebidas alcóolicas

Para ter uma vida longa e saudável é preciso cuidar do corpo e da mente. Envelhecer com saúde significa manter a sensação de bem-estar e prevenir tudo o que possa levar ao adoecimento. Marque uma consulta conosco e descubra que a vida é maravilhosa em todas as suas fases.

A Dra. Simone também criou um programa no YouTube com dicas do que se deve fazer para viver mais e melhor. Cada episódio tem duração média de 4 minutos. Visite também o nosso YouTube e fique por dentro das para a cansar a longevidade linda e saudável:

https://www.youtube.com/c/DraSimoneNeri/videos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *