Transição Capilar: Você conhece a fitagem?

Muitas mulheres têm encarado a transição capilar como algo libertador, mas passar pelo processo não é uma tarefa fácil, os cabelos precisam de cuidados especiais para garantir que os fios cresçam fortes e saudáveis.

Transição capilar é um assunto muito em voga atualmente. Isto porque as mulheres estão começando a se libertar de padrões estéticos que aprisionam e buscando liberdade e naturalidade.

Mas durante o período em que se resolve assumir os cabelos naturais, muitas vezes é difícil saber qual técnica é mais eficaz para ajudar os cachos a se formarem e melhorar a aparência dos fios durante essa fase. Uma das mais práticas e famosas técnicas de finalização dos cachos é a fitagem. Você conhece?

Ela é muito simples, não é preciso usar bobes, pois, as únicas ferramentas necessárias são os dedos, um creme para pentear e uma escova.

Além disso, a transição capilar é uma fase em que os cabelos precisam de cuidados especiais para garantir que os fios cresçam fortes e saudáveis aliados a uma boa dose de autocuidado e autoestima. Para isso, é fundamental que se passe pelo período íntimo e delicado de autoaceitação, amor-próprio e autoconhecimento.

Sabemos que um cabelo quimicamente tratado não volta ao seu estado natural, pois sofreu danos irreversíveis durante o processo das químicas de alisamento.  Mas fazer um ritual de tratamento desses fios durante o processo de crescimento dos cabelos pode ajudar a devolver maleabilidade e passar por esse período de forma mais suave. Claro que o corte dos fios vai ajudar, mas nem sempre estamos preparadas para uma mudança tão radical. O tratamento dos fios com um programa de tratamentos conhecido como “Cronograma Capilar” restaura os cabelos e promove uma ondulação tirando aquele aspecto de fios alisados.

O cronograma capilar consiste em três etapas:

Hidratação

A primeira etapa é a hidratação, que tem o objetivo de repor a água dos fios secos e quebradiços. Quando bem-feita, regenera a fibra capilar e proporciona emoliência, maciez e força. Ela é composta basicamente por extratos vegetais de plantas ou frutas, pantenol, vitaminas, mel e açucares, que são usados para repor água dentro dos fios.

Nutrição

A segunda etapa é a nutrição dos fios que tem o objetivo de repor o óleo dos fios, a camada lipídica, aquela que blinda os cabelos e os protegem contra o suor.  Uma nutrição correta protege contra as agressões diárias que causam o ressecamento, o frizz e o enfraquecimento da fibra capilar. Ela é muito importante para pessoas que tem química nos cabelos. Formada por ácidos graxos, a camada lipídica mantém as cutículas do fio fechadas, impedindo a perda de água. Essa etapa é fundamental para que a água permaneça dentro do fio.

A nutrição capilar pode ser feita através de máscaras capilares compostas de óleos vegetais, manteigas vegetais, ceramidas.

Reconstrução

Mas a terceira e fundamental etapa que salva os fios é a reconstrução, que nada mais é do que a reposição de proteínas. Quando os fios ficam quebradiços, finos e porosos devido às ações químicas, se faz necessária a reposição de proteínas para restaurar a fibra capilar. A reconstrução repõe a queratina, que é uma proteína produzida pelo corpo humano e representa cerca de 90% da constituição do fio. Ela é responsável por garantir força, elasticidade e resistência à fibra capilar, pois é riquíssima em aminoácidos e poderosa reconstrutora da fibra danificada.

E então? Agora que você já tem ferramentas para se libertar do que lhe escraviza, que tal assumir de uma vez por todos seus cachos e ser feliz?

Eu e minha equipe de tricologistas estamos aqui para lhe ajudar!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *