Como envelhecer bem

Todas as mães

Sabemos que envelhecer faz parte da vida, porém escolher como envelhecer é uma questão de atitude. Fatores externos e internos contribuem para o nosso envelhecimento e, quando associamos hábitos saudáveis a procedimentos estéticos minimamente invasivos adequados às faixas etárias, podemos ter um resultado bastante satisfatório de rejuvenescimento.

Lembrando que existem alimentos anti-oxidantes e suplementos orais, criar o habito de beber muita água, parar de fumar e consumir bebida alcoólica com moderação faz uma grande diferença na pele.

Mas muitas vezes saber qual é o procedimento adequado para cada faixa etária vai ajudar, e muito, na sua programação de vida.

O envelhecimento é um processo natural de transformações fisiológicas e estruturais que acontecem no corpo e na mente ao longo da vida. Seu início não tem previsão cronológica exata; vai depender de cada indivíduo que sofre as influências sociais, ambientais e culturais.

Com o passar dos anos, sofremos reabsorção óssea na face, diminuição do coxim de gordura, além das alterações de elasticidade da pele que culminam na perda da estrutura facial levando à formação de rugas profundas. A pele é constituída por duas camadas, a epiderme e a derme. A epiderme formada puramente de células, enquanto da derme é constituída por tecido conjuntivo que contém fibras colágenas e elásticas que dão elasticidade e firmeza a pele. Com o envelhecimento, essas fibras alteram-se e a elastina torna-se porosa, perdendo, assim, a elasticidade e dando o aspecto da pele do idoso.

Pensando nisso, podemos sugerir alguns procedimentos por década de vida

Dos 20 aos 30 anos

A pele normalmente ainda se encontra firme, elástica e com poucas manchas. O ideal é investir em tratamentos que restaurem a pele e previnam as rugas como Laser Peel e Peelings. Toxina botulínica é muito bem vinda para disciplinar a musculatura facial evitando a formação de rugas dinâmicas.

Dos 30 aos 40 anos

A pele já começa a apresentar a ação do tempo e do sol, começando o declínio da formação de colágeno que dá estrutura à pele. Nessa fase recomendo procedimentos que estimulem a formação de colágeno próprio como bioestimulador de colágeno, tecnologias como radiofrequência para flacidez leve a moderada além de iniciar com aplicação de preenchedores cutâneos à base de ácido hialurônico para manter a estrutura facial. Toxina botulínica deve fazer sempre parte dessa fase de vida com uma periodicidade semestral.

Dos 40 aos 50 anos

Temos um impacto maior da ação do tempo com perda de coxim gorduroso facial, flacidez de pele e surgimento de manchas e rugas mais evidentes. Essa é a fase onde os investimentos devem ser em duas frentes: uma a curto prazo com preenchedores cutâneos e toxina botulínica e outra a médio e longo prazo com procedimentos de bioestímulo de colágeno associado a ultrassom microfocado( de preferência na mesma sessão, que aumentam em ate 400 vezes a formação de colágeno novo). Associar a esses tratamentos a peelings médios ou lasers ajuda na qualidade de pele.

A partir dos 50 anos

É necessário fazer uma programação de investimento anual para que a ação do tempo trabalhe a seu favor. Em primeiro lugar, é importante entender que nenhum tratamento isolado entregará resultados de rejuvenescimento impactante como uma cirurgia plástica. Caso haja essa expectativa, é interessante consultar um cirurgião plástico para realizar um procedimento mais invasivo. Mas, se a intenção é rejuvenescer de maneira gradual e natural, associar as técnicas de fyrm e lift como preenchimento cutâneo e bioestimulador de colágeno numa única sessão pode produzir um resultado bastante interessante a curto, médio e longo prazo. Lasers de alto impacto e ultrassom microfocado podem ser realizados anualmente para manter qualidade de pele e clareamento.

Em todas as idades deve ser introduzido um ritual de skincare individualizado diariamente, para intensificar os resultados finais. Cuidar da alimentação, do sono e praticar exercício físico com regularidade vai melhorar sua saúde como um todo, pois não existe beleza sem saúde e não existe saúde sem qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *