Especial Coreia – Costumes e Hábitos

Os coreanos têm um sistema etário próprio: a pessoa, ao nascer, já tem um ano de idade, ou melhor: a idade é arredondada. Ao passar o ano, a pessoa já “recebe”outro ano, ou seja, basicamente é como se todos os coreanos completassem anos juntos.

No primeiro aniversário dos coreanos, é realizada uma festa com uma cerimônia chamada de 돌잡이 (Doljabi, Doljanchi ou simplesmente Dol 돌), onde os pais colocam diversos objetos em frente à criança, representando as profissões que gostariam que ela seguisse ao crescer, a fim de direcionar sua escolha.

Os sapatos usados na rua são deixados numa área específica, na entrada das casas, pois, além de manter a casa limpa, você pode estar levando má sorte aos moradores ou até desrespeitando os antepassados do morador.

A educação é levada muito a sério na Coreia: ao cumprimentar uma pessoa mais velha, você deverá fazer uma reverência de ao menos 45° para demonstrar respeito.

Quem assistes aos famosos Doramas já deve ter ouvido algumas expressões como “oppa” (é como uma garota chama um rapaz com quem ela tem intimidade, se ele for mais velho, pode ser um irmão ou um namorado), “hyung” (é como um garoto deve chamar outro mais velho), “noona” (é como um garoto deve chamar uma garota mais velha, isso também vale para irmã ou namorada com mais idade) e “unnie” (é como se deve chamar outra garota mais velha).
Essas são algumas formas de tratamento na Coreia do Sul. Quando alguém tem a mesma idade que você, vocês são considerados “chingus”, cuja tradução é “amigos”, um sinal de que vocês podem usar linguagem informal.
Já o termo “Sunbae” é usado para definir colegas em níveis mais altos.

É mal-educado dar ou receber coisas com apenas uma mão; coreanos só dão ou recebem coisas utilizando as duas mãos para pegar. O contrário é considerado falta de educação.

Os coreanos comem com os famosos “pauzinhos”, chamados de cheokarak e uma colher, chamada de sudkarak . Tanto a colher quanto os “pauzinhos” são feitos de metal e são mais longos que os hashis japoneses.

Obs. material gentilmente cedido pela equipe K-Club by Medbeauty

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *