Revolução Cultural

Revolução Cultural

Parasita, Round 6, BTS. Você já deve ter ouvido falar de pelo menos um deles. Parasita foi o grande vencedor do Oscar 2021 e única produção não falada em inglês a ganhar o prêmio de Melhor Filme. Round 6 se tornou a série mais assistida da Netflix em 2021, sendo assistida por mais de 111 milhões de lares. BTS é o grupo mais conhecido de K-pop da Coreia, que também é um fenômeno no esporte eletrônico, mais especificamente nos games, setor que movimentou em 2019 mais de 6 bilhões de dólares no país. O público coreano ama games e música. Os jovens costumam lotar ginásios e estádios para participar de competições de games, ou simplesmente torcer por seus jogadores favoritos. Os grupos de K-pop são verdadeiros astros, cujo estilo é muito copiado. Filmes coreanos, como Parasita, são apreciados no mundo todo. E hoje a Netflix, assim como outras plataformas de streaming, têm, inclusive, uma seção de filmes e séries coreanas.

**TAIWAN OUT** Membros da banda de K-Pop sul-coreana NU’EST W durante “Double you concert” em Teipei, Taiwan, 26 Maio 2018.

Mas até chegar no ponto em que está hoje, a cultura coreana passou por muitas mudanças, algumas radicais. Alguns marcos históricos explicam movimentos culturais no país:

  • Anos 60 – o país se modernizou e a economia iniciou um viés de alta. Com maiores oportunidades de trabalho, a moda tornou-se mais versátil e, paralelamente, indústrias de maquiagem começaram a ser criadas – incluindo a Uisang. E em 1964 foi aberta a primeira escola para modelos.
  • Anos 70 – o regime autoritário e repressivo de Park Chung-Hee causou uma onda de protesto entre os jovens que se manifestou na moda num estilo punk.
  • Anos 80 – a televisão a cores somada a febre “disco” popularizou estrelas do entretenimento influenciando mulheres a usar cores mais vivas nas makes.
  • Anos 90 – com o surgimento do K-pop, os ídolos viraram modelo de tendências, passando a ter seus estilos copiados por todo o país. A tendência de beleza se tornou mais suave, comparada a década anterior que era mais vibrante e colorida. Sobrancelhas finas, lábios escurecidos e marcados com lápis, olhos mais suaves e a pele trazendo um aspecto mais natural, criando um jeito mais simples de expressão individual. Nesse período os homens também ganharam espaço dentro do universo de beleza. Foi também nesta época que a Vogue Korea foi fundada.
  • Influência do Japão – sem dúvida, a influência japonesa durante a ocupação do território no início do século 20 causou uma transformação cultural e de consumo na vida dos coreanos. Um novo conceito de beleza surgiu, seguindo a tendência das japonesas, que por sua vez, baseavam-se nos padrões ocidentais.

A Coreia é referência em muitos setores, como smartphones, carros e beleza, graças ao investimento em educação, saúde, cultura e tecnologia. A inovação está no DNA dos coreanos, na pele, na voz, no talento. E quem ganha somos nós, com música boa, filmes incríveis e os melhores tratamentos para beleza e bem-estar. Viva a Coreia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *