Rejuvenescimento capilar

À medida que as décadas passam, o brilho e o volume dos cabelos podem diminuir e eles se tornam mais finos e frágeis, o que é comumente associado ao envelhecimento. Estas mudanças são um resultado de uma somatória de elementos genéticos e ambientais que influenciam as células do folículo piloso, especificamente as células-tronco e os melanócitos. Encurtamento do telômero, diminuição dos números celulares e fatores de transcrição específicos foram implicados nesse processo. Por sua vez, essas alterações moleculares levam a modificações estruturais da fibra capilar, com diminuição da produção de melanina e alongamento da fase telógena do ciclo capilar, causando o embranquecimento e dificuldade do crescimento dos fios.

A alopecia senescente, ou senil é caracterizada pelo afinamento dos fios e uma perda gradativa de cabelos, que geralmente se inicia por volta de 50 anos, porém, pode ter início mais precoce, tanto em homens quanto em mulheres e pode ocorrer mesmo em pessoas que não tenham um padrão de alopecia androgenética, ou calvície.

Apesar desta progressão inevitável devido ao envelhecimento, existe uma série de tratamentos, tais como terapias de luz, vitaminas e protocolos de tratamentos estéticos  capilares que foram concebidos para atenuar os efeitos do envelhecimento e principalmente das alopecias. Tratamentos médicos estéticos modernos como MMP Capilar com infusão de medicamentos no couro cabeludo também são grandes aliados no rejuvenescimento capilar. Lembramos que as alterações relacionadas com a idade podem ser exacerbadas por secagem por explosão, alisamento térmico e coloração, além do estilo de vida, alimentação e estresse.

Mas, como evitar o envelhecimento precoce dos fios?

Dietas ricas e carne, peixe, leite, ovos e iogurte, ricos em proteína, colaboram para que os fios cresçam mais fortes e bonitos. Já os frutos do mar são alimentos ricos em zinco que estimulam a produção de elastina e colágeno, trazendo resistência aos fios.

Alimentos como castanhas, nozes e amêndoas, que são ricas em vitamina E, selênio são excelentes antioxidantes, importantes aliados para manter a pele saudável e  e a haste capilar mais bonita. A biotina é outro componente de peso para a saúde dos cabelos.

Existem muitos estudos na área de cosmética capilar, e o que vem demonstrando melhores resultados são os produtos anti-idade voltados para os cabelos danificados e sem brilho, (característica dos cabelos envelhecidos) que  restauram e reestruturam os fios. Como a “idade dos cabelos” é medida pela alteração da densidade, da textura e do brilho dos fios, produtos que promovam uma melhora desses aspectos, resultam num cabelo mais jovem. Existem xampus, condicionadores, máscaras anti-idade e finalizadores com ingredientes como aminoácidos, vitaminas e lipídeos que reconstroem os fios,  hidratando-os, além de tônicos que melhoram a saúde do bulbo capilar promovendo um aumento da densidade capilar 

O mais importante quando se fala na saúde dos cabelos é a alimentação, portanto, muita atenção para as pessoas que fazem dietas restritivas, como os veganos, ou vegetarianos. É fundamental fazer um acompanhamento com uma nutricionista para receber uma suplementação adequada. Outra coisa muito importante é hidratar os fios, principalmente nos casos de pessoas que realizam processos químicos como descoloração e tinturas que ressecam os fios 

Uma alimentação balanceada, rica em proteínas e vitaminas, e a higiene adequada do couro cabeludo são fundamentais para a saúde dos cabelos e também como preventivos do envelhecimento. 

Mas o que existe de mais moderno em rejuvenescimento capilar publicado em revistas científicas é aplicação de Toxina Botulínica no couro cabeludo em Alopecia Androgenética. 

O trabalho intitulado Is there a therapeutic effect of botulinum toxin on scalp alopecia? Physiopathology and reported cases: A systematic review of the literature   foi publicado recentemente na França e propõe uma revisão sistemática de casos de calvície tratados com toxina botulínica num protocolo mensal com resultados bastante animadores. 

Como fisiopatologia observou-se relaxamento muscular local com consequente   melhora da circulação sanguínea aumentando o aporte de nutriente e principalmente oxigênio nos folículos pilosos  o que impactou no crescimento de fios e na melhora da calvície.

É certo que muitos estudos ainda serão necessários para comprovar e validar esse novo protocolo de Rejuvenescimento Capilar. Mas uma coisa é certa, em breve teremos novidades muito positivas na área de tricologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *