Referência Mundial em Beleza
As tendências de beleza sul-coreanas tiveram início no final de 1800. Durante esse período, a maquiagem era mais simples e feita com materiais naturais e os cabelos, em sua maioria, eram mantidos em coques presos na altura da nuca. Com a chegada de ocidentais e da influência japonesa, a beleza coreana começou a perder seus elementos tradicionais.
Mulheres coreanas passaram a investir em produtos de beleza de origem japonesa e em um dos poucos produtos coreanos: o pó de arroz da marca Pakgabun. O produto era extremamente popular, tendo seu uso parado em meados de 1930. Ao mesmo tempo, a obsessão pelo físico ideal começou, com mulheres tentando se encaixar no padrão de queixo em “V”.
A melhor cirurgia plástica do mundo
De lá pra cá, os coreanos foram conquistando o mundo com sua música, seus filmes, sua criatividade e suas tendências de beleza, conhecidas como K-beauty. Após a divisão da Coreia em dois países independentes, o movimento contemporâneo ganhou força e os anos 1950 que foram base para o desenvolvimento da cirurgia plástica – considerada nos dias atuais como a melhor do mundo – e as mulheres viram a influência ocidental aumentar, com novos penteados surgindo, com cabelos mais curtos e maquiagens mais vivas. Na Coreia, os próprios pais incentivam os filhos e dão de presente a eles na adolescência pequenos procedimentos estéticos. A cirurgia de “ocidentalização” dos olhos é uma das mais cobiçadas tornando os olhos mais arredondados. A mensagem sobre cuidados estéticos sendo transmitida incessantemente em dramas da televisão – com homens e mulheres mostrando cremes e máscaras faciais – e na música, principalmente a indústria do K-pop, despertou ainda mais o desejo dos coreanos pela perfeição.
Na virada para o século 21, a indústria cosmética ganhou força aumentando a produção e a exportação de produtos, o que colocou a Coreia do Sul na liderança de vendas do setor, junto com a França.
O turismo cosmético surgiu com força total na cidade, tornando o distrito de Myeong-dong um roteiro obrigatório para os visitantes da cidade. Abrigando um conglomerado de lojas especializadas em cosméticos de encher os olhos, o bairro de lojas bonitas e cheirosas aposta em todos os tipos de cosméticos, desde produtos de skincare para rosto até corpo e cabelos.
Rotina de 10 passos
Acredita-se que uma grande parte do sucesso dos cosméticos coreanos deve-se ao fato de terem sido criados com fórmulas mais naturais – fruto de uma incansável pesquisa tecnológica e científica. Foi Lá que nasceu a rotina de beleza de “10 passos”. Pode parecer exagero, afinal nossa rotina tem apenas 3 passos – mas a rotina de beleza coreana vem ganhando adeptos no mundo, todo principalmente durante a pandemia devido ao aumento da visualização das redes sociais.
Produtos coreanos são focados em deixar a pele natural, homogênea e reluzente, o “skinglass”, ou aparência de vidro, uma pele lisinha e sem manchas. Entre tantos produtos inovadores, podemos citar a mucina de caracol (a substância viscosa que o molusco produz para se locomover) usada em hidratantes, além do chá verde para controle da oleosidade, o uso de pérolas em iluminadores e própolis de abelha para nutrir e deixar a pele mais macia.
Como um sinal de status econômico, a beleza sul-coreana passou a ser um fator de grande importância social, além de muitas vezes contribuir com o processo de carreira profissional. Por isso, os coreanos investem em tecnologia para ter procedimentos mais eficazes e menos invasivos, como fios de PDO e os preenchimentos cutâneos em pequenas doses, para embelezar e suavizar os traços do rosto oriental que já é marcadamente anguloso.
Mesmo com um padrão de beleza diferente do brasileiro, os coreanos nos presenteiam com técnicas incríveis e nos ensinam que autocuidado e inovação são aliados numa busca pelo autoaperfeiçoamento.