Cabelos e unhas saudáveis requerem boa alimentação e cuidados

Os cabelos e as unhas são formados por queratina, uma proteína produzida pelo organismo a partir da ingestão de nutrientes e vitaminas. As unhas podem crescer aproximadamente 3 milímetros, por mês, e cabelos 1,2 centímetros, mas a velocidade desse crescimento pode variar de pessoa para pessoa e, também ser inibida em razão de alguma doença ou até mesmo pela desnutrição.

Para manter unhas e cabelos sempre saudáveis é preciso investir na alimentação. Procure colocar no prato alimentos ricos em magnésio, cálcio, zinco, biotina, selênio e vitamina E. Conheça os alimentos que podem fortalecer seus cabelos e unhas:

  • Magnésio: frutos do mar, abacate, melão, abacaxi, carambola e nozes;
  • Cálcio: folhas verdes, gergelim, tofu, salmão e sardinha;
  • Zinco: carne, cogumelo, ovo, ostra e germe de trigo;
  • Biotina: nozes, amendoins, cereais, leite, gemas, salmão, carne de porco, sardinhas, cogumelo, couve-flor, abacate e banana;
  • Selênio: alho, brócolis, couve-flor, rim, fígado e castanhas brasileiras;
    Vitamina E: espinafre, pera, salmão, sementes de abóbora, repolho, maçã, chocolate, cenoura, banana, alface e arroz integral.

Cuidados com as unhas

Além da alimentação, é preciso manter a higiene das unhas diariamente e hidratar as cutículas todos os dias. O ideal é evitar remover as cutículas porque elas são a proteção contra a entrada de fungos e bactérias. Ao realizar serviços domésticos como, por exemplo, lavar louças e fazer limpeza pesada com produtos agressivos, use luvas. As unhas amolecem quando ficam úmidas por muito tempo e podem se tornar fracas e quebradiças ao ter contato com produtos químicos es umidade.

Cuidados com os cabelos

Um cabelo saudável requer boa alimentação e alguns truques no dia a dia. Use xampu e condicionador adequados ao seu tipo de cabelo; mantenha os fios hidratados, lave com água fria ou morna; corte as pontas a cada três meses, e jamais durma com o cabelo molhado ou úmido para evitar fungos e caspas. Se você faz uso de alisamentos, redobre os cuidados e hidratação.

Dra. Simone Neri
DERMATOLOGISTA
CRM 80.919

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *