Sustentação com base na ciência e na tecnologia

Além de toda a tecnologia que exporta para o ocidente na forma de carros, smartphones e produtos novos, desenvolvidos a cada ano, a Coreia não poderia ser a Meca da Beleza sem a pesquisa científica continuada e o foco em inovação no que diz respeito à beleza, ao bem-estar e à longevidade. No mês de junho, tive o prazer de conhecer, junto a uma delegação de 70 médicos brasileiros a “meca da beleza” ao vivo e em cores.
Fomos convidados pela Medbeauty, que comercializa os produtos no nosso país e é especializada em soluções tecnológicas do mercado mundial de beleza e bem-estar. Criada em 2010, com o propósito de inspirar a beleza de cada pessoa, a empresa é responsável por trazer para a América Latina a mais revolucionária inovação dermatológica dos últimos 20 anos: os fios de PDO i-Thread. Com foco em resultados mais naturais e duradouros e menos invasivos, a empresa tem como lema “Naturalmente Beauty, definitivamente tech”.
Dentro de uma programação científica focada em ensino médico continuado, visitamos duas fábricas importantes da região de Wonju, a mais populosa da província de Gangwon, localizada a alguns quilômetros de distância de Seul.
A Hyundae Meditech Factory desenvolve dispositivos médicos empregando tecnologia coreana e já foi reconhecida como referência mundial, tornando-se líder de mercado pela alta qualidade de seus produtos, entre eles, os Fios de PDO I-Thread.
A Jetema Factory é produtora dos preenchedores à base de ácido hialurônico E.P.T.Q e desenvolve novas soluções que dão poder aos médicos para se manter na vanguarda do campo, entregando produtos biotecnológicos de última geração para os pacientes.
Além de vermos de perto o “modus operandi” das duas empresas, pudemos contar com palestras de dois renomados cirurgiões plásticos, Dra Kyul Hee Kim e Dr Sok-Ju Kim na aplicação dos magic codes, ou seja os pontos de melhor sustentação para os fios de PDO, no qual recebemos Certificação Internacional.
Tivemos a oportunidade de visitar também o famoso Hospital St Mary´s onde tivemos a honra de aprender com o Dr Hoom-Bum Lee, cirurgião plástico inventor do i-Thread Matrix, as técnicas em formato de hands-on. O Fio Matrix é composto por 16 fios trançados com um oco central. Esse tipo formando um cordão de colágeno que vai substituindo o fio. Trabalhos mostram que essa conformação de fio induz a produção de colágeno e fibras elásticas não somente ao redor do fio, mas também dentro dele.
E, para fechar com chave de ouro a participação brasileira no evento chamado “K-Club”, visitamos a maior universidade da Coreia Yonsei University College of Medicine, onde tivemos um dia inteiro de estudos com um médico que é referência mundial em anatomia, o Dr Hee-Jin Kim, realizando estudos anatômicos em cadáver fresco, o que nos possibilitou entender ainda mais sobre as estruturas faciais.
Essa busca por atualização e conhecimento faz parte da vida do médico. Estar antenado, saber como são desenvolvidas as tecnologias que usamos no dia a dia nos tratamentos também nos ajuda a sermos melhores e mais efetivos. Uma tecnologia com a dos Fios de PDO i-Thread, que hoje usamos na Clínica Simone Neri, tem maior eficácia quando a conhecemos a fundo. Essa foi a minha missão na Coreia do Sul. Tudo isso para poder ajudar nossas pacientes a serem sempre naturalmente belas com o valioso auxílio da tecnologia.