A nova geração de fios de PDO

Os fios podem ser de feitos de vários materiais, como os de PDO que são usados na medicina há mais de 30 anos para realização de suturas cirúrgicas. Com a característica de serem reabsorvíeis, estão sendo usados em Estética como Bioestimuladores de colágeno e quando bem indicados e colocados da maneira correta podem causar um efeito Lifting mecânico imediato que vai dando lugar com o passar dos meses a um efeito de rejuvenescimento devido a neocolagênese. Estudos histopatológicos demonstram a formação de uma reação de corpo estranho em volta do fio formando um infiltrado linfocitário com deposição de colágeno tipo 3 e posteriormente tipo 1 no local com consequente fibrose, o que pode explicar o efeito de remodelação e endurecimento da pele. Os fios de PDO são hipoalergênicos e muito seguros, sendo degradados em 4 a 6 meses.

Existem tipos diferentes de fios com características e indicações peculiares:

1- Fios Lisos

São indicados para bioestímulo e podem ser colocados em pares formando tramas tanto no rosto quanto no corpo com formação de colágeno tipo 1 e 3.

2-Fios Parafusos

Tem formato espiralado para aumentar a área de contato com a pele e intensificando a formação de colágeno. Indicado para tratar áreas mais enrugadas como a “ruga de marionete” e a região da glabela pois ajudam a restaurar volume de rugas fundas melhorando a textura e elasticidade da pele.

3- Fios Espiculados

São geralmente fios mais espessos com pequenas “âncoras” na superfície possibilitando mover tecidos moles de pele permitindo causar um efeito Lifting imediato, além de também estimularem a produção de colágeno a médio e longo prazo. São muito bem indicados para tratar a região do terço inferior da face, borda inferior da mandíbula, elevação de sobrancelha.

Por terem características diferentes entre eles, podem ter inúmeras indicações como:

Rugas periorais
Rugas da glabela
Bigode chinês
Flacidez do pescoço
Ruga de marionete
Rugas do colo
Flacidez do rosto
Flacidez do corpo
Contra-indicações
Doenças infecciosas agudas
Doenças oncológicas
Tendências a queloide
Gravidez e aleitamento


Como todo tratamento estético deve ser feito por profissional médico capacitado com indicação precisa para que atinja os objetivos esperados.

Gostou da novidade? Então me acompanhe nas redes sociais para ficar por dentro de todas as indicações desse tratamento que promete agregar valor ao plano de tratamento de rejuvenescimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *