Os melhores cuidados e tratamentos para garantir uma pele radiante e saudável durante a gravidez
A gravidez é uma jornada repleta de mudanças emocionais e físicas. Entre essas transformações, as alterações na pele são bastante comuns e podem variar de mulher para mulher, afetando a autoestima das futuras mamães.
Por isso é normal notar mudanças que vão desde a pigmentação da pele ao aspecto da unha. De acordo com a Dra. Simone Neri, as dermatoses da gravidez podem ser classificadas em três grupos: mudanças fisiológicas da pele, problemas pré-existentes que pioram com a gravidez e problemas de pele inerentes à gravidez. “Isso significa que, além das alterações comuns, mulheres com predisposição genética ou algum problema específico podem apresentar ainda mais manifestações na derme”, afirma.
Cuidados na rotina de skincare
Para os cuidados diários com a pele do rosto, que tende a ficar mais oleosa, acneica e/ou sensível, a orientação é seguir com os três passos essenciais: limpeza, hidratação e proteção solar. Para a higienização, o ideal é usar um produto específico para o rosto que controle a oleosidade ou que seja específico para pele sensível.
Caso a oleosidade seja excessiva, os tônicos faciais podem ajudar e devem ser utilizados após a lavagem. Já no passo seguinte, a hidratação, dê preferência para cremes com ativos sem restrição, como glicerina, vitamina E, aloe vera e d’pantenol. A água termal também é benéfica para a hidratação das peles sensíveis.
Independentemente do tipo de pele, o filtro solar é um item indispensável, já que protege e evita o aparecimento das temidas manchas de hiperpigmentação, do melasma e ainda previne o envelhecimento precoce. Ele deve ser usado não apenas no rosto, mas também em outras partes do corpo, principalmente as que costumam ficar expostas ao sol.
De acordo com a Dra. Simone, a orientação profissional de um dermatologista, atuando junto com o obstetra, é fundamental na hora de escolher como serão realizados os cuidados com a pele durante a gestação. Isso porque alguns componentes de dermocosméticos podem ser prejudiciais nesse período. “É importante evitar o uso de ureia acima de 3%, ácido retinóico, formol e ácido salicílico. Além disso, as tinturas definitivas também devem ser evitadas, pois são à base de metais pesados e podem causar distúrbios graves no bebê. A restrição também se estende à fase da amamentação, uma vez que a pele do recém-nascido é frágil e o contato com a pele da mãe pode desenvolver irritações”, completa.
Tratamentos corporais
A hidratação também é um dos principais cuidados para a pele do corpo durante a gravidez. Além de evitar o ressecamento, contribui para diminuir o aparecimento de estrias. Portanto, lembre-se de hidratar muito bem a região da barriga, os seios, glúteos e as coxas. Produtos que contêm óleos ou emolientes em sua composição, como óleo de uva, amêndoas e manteiga de karité, também são bem-vindos.
Confira a seguir algumas dicas de cuidados para os principais problemas de pele que ocorrem durante a gravidez:
Celulite: por ser multifatorial, dentre as inúmeras causas, destacam-se as alterações hormonais, retenção de líquidos e circulação dificultada nos membros inferiores. Durante a gestação, é indicado manter uma rotina de atividades físicas supervisionada por profissional especializado, manter as pernas para cima, usar meias elásticas para minimizar o inchaço dos membros inferiores e realizar sessões de drenagem linfática.
Melasma: Aquelas manchas escuras que aparecem pelo corpo na gravidez podem ser evitadas ou diminuídas sim! Atualmente já existem tratamentos com substâncias que não apresentem contraindicação. Um bom protetor solar como forma de prevenção também é indispensável. No pós-parto, são liberados tratamentos como peeling e laser fracionado para eliminar as manchinhas.
Estrias: Para prevenir, é importante hidratar muito a sua pele e controlar o ganho de peso. Mas, se você já ganhou as estrias (isso acontece também por predisposição genética), no pós-parto é possível fazer tratamentos que rendem ótimos resultados como peeling com ácido retinóico e microagulhamento.
Dor nos mamilos: uma das maiores queixas das mulheres no pós-parto é a dor nos mamilos por causa da amamentação. Eles costumam rachar durante o período e, para que isso não aconteça, a sugestão é começar uma esfoliação leve e diária, ainda na gravidez, com uma esponja como forma de “engrossar” a pele e prepará-la para a sucção do bebê.
Inchaço: a drenagem linfática é uma maravilha para desinchar e não tem contraindicações. Uma boa drenagem alivia os inchaços causados pelos hormônios que são liberados na gravidez, eliminam líquidos e proporcionam bem-estar, mas lembre-se: é muito importante fazer com um profissional de sua confiança!