Pele jovem precisa de tratamento antienvelhecimento?

Eu ouço muito essa pergunta das minhas pacientes mais jovens. Qual é o momento certo de começar um tratamento antienvelhecimento? Como tudo o que envolve a saúde e a beleza da pele, depende de alguns fatores. O tempo certo para iniciar um tratamento contra o envelhecimento vai variar de acordo com cada pessoa, estilo de vida e necessidades pessoais. Vamos entender como funciona?

Primeiro precisamos entender como ocorre o envelhecimento e qual é a forma mais assertiva de minimizar seus efeitos.

O envelhecimento do organismo como um todo se relaciona com a redução na velocidade de renovação celular . Além disso, há uma diminuição do tecido de sustentação da pele, o tecido fibroso. Dependendo da genética e do estilo de vida, as funções fisiológicas normais da pele podem diminuir em 50% até a meia idade, por exemplo no funcionamento das glândulas sebáceas, que lubrificam a pele e mantêm o manto lipídico que protege o corpo de agressões externas, como infecções por bactérias ou fungos.

A pele é o órgão que mais espelha os efeitos da passagem do tempo e sua saúde e aparência estão diretamente relacionadas aos hábitos alimentares e ao estilo de vida que você escolheu para a sua vida.

A radiação ultravioleta, o excesso de consumo de álcool, o cigarro, e a poluição ambiental, entre outros, podem acelerar esse processo. Além disso, o aumento do peso corporal e dos níveis de açúcar no sangue também colabora para a pele envelhecer antes do tempo. Se você tem menos de trinta anos e cultiva esses hábitos, atenção!

Sempre digo às minhas pacientes que a partir dos vinte anos, em média, vale a pena começar a minimizar os danos da radiação ultravioleta, iniciando a rotina de uso de filtros solares diariamente. Sempre que possível, é bom fazer uma visita ao dermatologista para avaliar necessidade do uso de produtos para controle de oleosidade e prevenção de manchas, que podem ser à base de ácidos glicólicos e ácidos salicílicos. É interessante também muitas vezes fazer peelings para renovação celular.

A partir dos trinta anos, as necessidades podem, de acordo com cada tipo de pele, exigir um cuidado mais específico, pois é nessa fase que começam a surgir as linhas suaves de expressão e as manchinhas de pele.

Cremes à base de ácido hialurônico, que são preenchedores de rugas, têm uma boa indicação, além dos ácidos mais fortes, como os retinoides, associados aos despigmentantes, que também são bem-vindos. Costumo indicar o uso de vitamina C tópica no período da manhã para potencializar o efeito dos filtros solares. Quanto aos tratamentos estéticos, gosto muito de radiofrequência microagulhada que melhora qualidade de pele, textura e coloração e trata ruguinhas superficiais.

Já aos quarenta anos, devemos iniciar uma rotina de uso de colágeno sistêmico, que irá auxiliar na formação de uma pele mais firme e mais jovem. Somado a tudo isso, costumo orientar tratamentos com lasers de alto impacto como CO2, que deve ser avaliado individualmente, preenchimentos e toxinas para iniciar um tratamento mais efetivo contra o envelhecimento.

Lembre-se: envelhecer faz parte da vida, mas a forma como você vai conduzir esse processo é uma questão de atitude. Comece agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *