O poder dos cabelos

Você conhece a força do seu?

O mesmo cabelo pode passar mensagens e imagens diferentes, pode ser moderno, romântico, sensual, clássico. Essas mensagens estão muito ligadas ao nosso imaginário, aos arquétipos criados no nosso cérebro, muitas vezes influenciados por personagens de livros , filmes, ou mesmo pela moda.

Um mito de cabelos platinados

Mesmo tanto tempo depois do auge de sua carreira cinematográfica, e da sua morte, Marilyn Monroe segue inspirando mulheres de todo o mundo. O famoso cabelo loiro platinado é um estilo eternamente desejado e copiado no mundo inteiro. Um dos maiores sex symbols de sua época, ela provou ser muito mais que isso. Sua influência na moda, arte e cultura pop é inegável, e o empoderamento sobre o seu corpo e atitudes é algo que ainda vai incentivar muitas mulheres.

A série “As Panteras” foi um ícone dos anos 1970. Cabelos esvoaçantes e volumosos e roupas como a calça pantalona das três protagonistas viraram sensação entre o público feminino da época e influenciaram a moda e os costumes. Mais tarde, durante os 10 anos em que a série Friends ficou no ar, os cabelos de Jennifer Aniston marcaram as características da personagem Rachel, tanto que eram os mais copiados da época e todos os fãs da série queriam ter algum cabelo igual o de Jenniffer Aniston.

Black é resistência, branco é atitude.

O movimento negro na luta contra o racismo  nos anos 70 marcou a era “Black Power”, portanto é inegável que cabelo é atitude. Mais atualmente, os grisalhos viraram moda, demonstrando que assumir o estado natural dos cabelos é mais do que uma tendência: virou um estilo de vida. Apostar na transição capilar para eliminar o alisamento e reencontrar os cachos, devolver a cor original ao cabelo ou aceitar os fios brancos são processos não tão fáceis, mas muito recompensadores. Depois de um período de adaptação, é possível finalmente encontrar o poder da sua beleza natural.

Uma equipe de dermatologistas britânicos descobriu que, aos 50 anos, metade da população mundial possui ao menos 50% dos cabelos grisalhos. Nas pessoas de pele clara os fios brancos começam a partir dos 30 anos; nos asiáticos, mais ou menos aos 40 e nos afro-americanos, após esse período. É um processo natural chamado de despigmentação e às vezes começa ainda na juventude.

Afinal, qual é a importância dos cabelos na vida de uma pessoa?

Os cabelos não são apenas a moldura do rosto, mas simbolizam poder, e podem tanto fazer você se sentir atraente, como acabar com a sua vontade de sair de casa. A aparência dos cabelos está muito relacionada à autoestima, que nada mais é do que a valorização que alguém atribui a si mesma — ainda que sob tantas imposições dos padrões de beleza —, permitindo uma confiança em suas próprias ações e pensamentos.

Durante a história da humanidade, os cabelos raramente foram vistos como uma simples extensão do corpo. Desde o Egito antigo, os tipos dos penteados promoviam status e eram responsáveis pelas distinções de classes sociais. Havia até uma relação espiritual,  e os cabelos representavam virtudes como virilidade e força. Por isso, o ato de raspá-los, muitas vezes, é visto como renúncia e despojamento (como é feito com os monges, soldados e presidiários).

Enfim, a verdade é que os fios de cada pessoa podem abrigar uma infinidade de significados, comunicando ao mundo quem ela é.

Um cabelo bonito é também um fator crucial para a autoconfiança e formação da imagem que possuímos de nós mesmas. É por esse motivo, inclusive, que quem se sente desvalorizado, sem ânimo ou com um nível baixo de autoestima tende a deixar a vaidade de lado e se descuidar das madeixas.

Qual a importância das queixas capilares num consultório dermatológico ?

Compreender a importância dos cabelos na vida dos pacientes e o impacto que as doenças do couro cabeludo causam na qualidade de vida é papel do dermatologista.

A queixa de queda de cabelos (alopecia) está entre as dez mais frequentes nos consultórios dermatológicos do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe). “Estima-se que 50% dos homens acima de 50 anos apresentem algum grau de calvície. Já para as mulheres, as estimativas de prevalência são muito variadas”, afirma a responsável pelo ambulatório de Alopecias do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), dra. Priscila Kakizaki, em entrevista recente.

Uma avaliação completa, com ênfase  na história clínica, somados a um exame clínico minucioso do couro cabeludo e dos fios, são fundamentais para um bom diagnóstico. A partir dai, lançar mão de exames de sangue e tricograma digital (quando necessários) darão a base para um tratamento assertivo.

Envelhecimento capilar

Inúmeras pesquisas estão sendo realizadas no mundo todo na tentativa de interferir e reverter o processo de envelhecimento capilar, que todos sabemos ter como característica predominante o branqueamento dos fios, além, é claro, do afinamento, perda de brilho e diminuição da quantidade. Estudos na área de biologia molecular são promissores nos tratamentos do aging-hair, afinal, o folículo piloso é um dos maiores reservatórios humanos de células tronco do tipo adultas. Desvendar essa ciência é um passo que abrirá muitas possibilidades nos tratamentos  de distúrbios capilares.

Enquanto isso, lembre que o poder que os seus cabelos têm refletem, na verdade, o seu poder. Empodere-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *