Queda de Cabelos: O Que Fazer?

Perder alguns fios de cabelo é natural desde que não ultrapasse, diariamente, 100 fios dos aproximadamente 150 mil que tem no couro cabeludo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 80% dos homens manifestarão o problema até os 70 anos, e 30% das mulheres o terão até os 50 anos.

Queda de cabelo

Estudos realizados nos últimos anos indicam que 10% dos casos ocorrem antes do homem atingir 20 anos; de 20% a 30% entre os 20 e 30 anos; e de 60% a 70%, após os 40 anos. Dos 2 bilhões de pessoas que sofrem de calvície, no mundo, mais de 100 milhões são mulheres e no Brasil, o problema acomete em média 40% da população feminina.

Sabemos que os cabelos são a moldura do rosto e quando começam a cair bate um desespero que pode comprometer muito a autoestima de uma pessoa, mas o problema tem tratamento e deve ser levado a sério. Assim que perceber uma queda incomum é necessário buscar ajuda médica porque o problema não é somente uma questão estética. A queda dos cabelos também pode indicar uma alteração de saúde como, por exemplo, a deficiência de vitaminas, que além da queda dos fios também pode causar outros problemas de saúde.

Ao procurar um dermatologista especialista em cabelos (tricologista), você fará um exame clínico detalhado com a história completa de doenças prévias e uso de medicamentos. Além disso, o médico vai pedir exames de sangue para descartar outras patologias e um tricograma digital.

O tricograma digital é um exame microscópico computadorizado da densidade do couro cabeludo. Ele analisa o crescimento do fio e, é capaz de detectar alterações no seu ciclo biológico, podendo ser usado para o diagnóstico das doenças que atingem o couro cabeludo. Além disso, serve como parâmetro na avaliação dos tratamentos indicados.

Como é feito o exame?

No primeiro dia do exame, uma área de 1cm2 do couro cabeludo é raspada. Depois de 3 dias, o paciente retorna para fazer uma avaliação microscópica do crescimento e densidade dos fios. Trata-se de um método rápido e indolor, que irá identificar diversas alterações capazes de modificar o crescimento dos fios como, por exemplo, a alopecia androgenética e o eflúvio telógeno.

Os fios que se encontram na fase telógena (fase de repouso) não crescem, eles permanecem do mesmo tamanho em que estavam no dia em que foram raspados. Por outro lado, os fios que se encontram na fase anágena (fase de crescimento) crescem, sendo facilmente identificados.

Além de oferecer um diagnóstico preciso, o tricograma digital também pode ser utilizado após o início do tratamento local ou sistêmico para avaliar sua resposta. A boa notícia é que ao fazer um diagnóstico preciso o especialista pode escolher a melhor opção terapêutica para cada caso. Entre os tratamentos estão os medicamentos tópicos e orais, aplicações de injeções locais (intradermoterapia), lasers que podem ser utilizados para estimular o crescimento dos fios ou ainda o implante de cabelos. Os tratamentos costumam alcançar resultados satisfatórios, mas dependem de um diagnóstico personalizado. Cada queda tem sua causa, e cada causa o seu tratamento específico. Portanto, é imprescindível uma boa dermatoscopia do couro cabeludo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *